Em prédios residenciais, é muito importante saber quais são os cuidados necessários com elevadores durante as mudanças de moradores. Afinal de contas, as mudanças para apartamentos ocorrerem com constância, e se os devidos cuidados não forem tomados durante o transporte dos móveis e demais pertences dos moradores, pode haver ocorrências no elevador e transtornos aos demais moradores.
Pensando em tudo isso, a Otis preparou esse conteúdo com todos os cuidados necessários para realizar mudanças no prédio com segurança, tranquilidade para os moradores — e sem comprometer o elevador. Confira!
Cuidados com o elevador durante mudanças
As mudanças em prédios devem respeitar regras específicas para garantir que os vizinhos não sejam incomodados e que a segurança de todos seja assegurada, principalmente quando móveis e demais pertences dos moradores são transportados dentro de elevadores, principalmente os que são grandes e pesados.
Veja a seguir quais são as recomendações e cuidados com os elevadores durante a mudança de moradores, sem prejuízo das regras internas próprias de cada condomínio:
Proteção da cabina
A primeira delas é a proteção da cabina. É importante utilizar um tipo de protetor acolchoado para garantir que espelhos, painéis e outros componentes internos da cabina não sejam comprometidos durante a mudança.
Carga máxima do elevador
Considerando que cada elevador possui uma recomendação de carga máxima permitida por viagem, é importante consultar essa informação antes de fazer a mudança utilizando esse equipamento.
É preciso respeitar a capacidade de carga do elevador, pois sobrecarregar o equipamento pode trazer problemas de funcionamento e até riscos para a segurança de todos.
Outra recomendação sobre a carga é que o peso deve ser distribuído uniformemente dentro da cabina, para que a carga não fique concentrada apenas em uma área.
O elevador deve ser retirado do uso do público durante mudanças
Outro cuidado importante para o uso de elevadores na mudança de moradores é retirar o elevador do uso ao público durante as mudanças. Nesse caso, é preciso informar sobre a paralisação temporária para a mudança, isso oferecerá mais tranquilidade a todos.
Em vez de bloquear a porta da cabina com algum objeto para mantê-la aberta durante o carregamento do elevador, é recomendado utilizar a opção de “Serviço Independente”, que fica na botoeira da cabina, para controlar o elevador apenas pela cabina. Dessa forma, o elevador não responderá se for chamado em outros andares pelos moradores do prédio.
Liberação do elevador
Para finalizar, depois que a mudança estiver concluída é importante cuidar da cabina para fazer a liberação do elevador. Nesse caso, garanta a limpeza do elevador, retire os protetores e confira se não ficou nenhum resíduo dentro do elevador ou na porta. Com tudo em ordem, é só liberar o elevador para uso de todos novamente.
Dicas gerais de uso do elevador
Além das recomendações para o uso dos elevadores durante a mudança de moradores, é importante estar atento aos cuidados gerais para o uso do elevador no dia a dia. Veja a seguir algumas dicas rápidas da Otis para garantir a durabilidade desse equipamento:
- Respeite a capacidade máxima do elevador;
- Não segure a porta do elevador;
- Saiba quando usar o elevador de serviço;
- Respeite o espaço do outro, o elevador é um transporte de uso coletivo.
E claro, a melhor forma de cuidar do seu elevador é com a ajuda de uma equipe especializada em manutenção e modernização de elevadores, como a Otis, que é pioneira na fabricação desses equipamentos e é líder mundial nesse segmento. Conte com a Otis para te ajudar a cuidar do seu elevador.
Se gostou deste conteúdo, clique aqui e faça o download do informativo preparado pela Otis.
Categorias: Diversos