Dicas dos profissionais de campo da Otis: O que fazer se cair água no elevador?


Nesta edição da coluna de dicas dos profissionais de campo vamos abordar um assunto de segurança que pode acontecer nos elevadores: você sabe o que fazer se cair água no elevador?
Caso você nunca tenha parado para pensar a respeito ou não saiba responder essa pergunta, confira esse conteúdo preparado pela Otis com todas as dicas de como agir nessa situação.
Há várias situações em que água pode entrar no elevador. Uma delas é quando a equipe de limpeza por acidente deixa cair água dentro do equipamento. Outra situação que pode ocorrer é em caso de alagamentos, onde a água entra no hall do prédio e chega aos elevadores. Nos dias de chuva, há também uma maior incidência de umidade carregada para dentro pelos usuários do elevador, com calçados, guarda-chuvas ou capa de chuva.
Diante dessas situações, que podem causar danos ao elevador e até oferecer risco para a segurança dos usuários, precisamos entender o que fazer.
O convidado desta edição é Edson Rodrigo Antochiw, que é Técnico de Serviços III na Otis. Perguntamos ao Edson sobre qual é o procedimento correto diante dessa situação. Veja a seguir as orientações do nosso técnico:
“Em caso de água no elevador, orientamos o cliente a desligar o equipamento com cabina estacionada no último andar. É preciso aguardar de 48h a 72h para a secagem do equipamento. Depois desse período, o restante de água presente no poço, por exemplo, deve ser drenada pelo próprio cliente, sendo que todo esse processo é acompanhado pela Otis por medida de segurança“.
Edson conta que depois da secagem do elevador, os técnicos entram em ação para identificar os danos causados no equipamento. “Após a secagem, é preciso fazer a análise técnica para identificar as peças e/ou componentes que precisam de reposição e reparo. Só então são feitas as correções necessárias para que o elevador volte a funcionar corretamente”.
No caso de alagamentos, confira essas dicas da Otis para evitar problemas nos elevadores:
Dica: Planos de manutenção de elevadores: modalidades de contrato que se adequam ao seu empreendimento
Em caso de água no elevador, além das dicas que trouxemos neste conteúdo, é necessário buscar ajuda especializada para auxiliar nessa situação, como a Otis, que é líder mundial e pioneira no segmento de elevadores.
A Otis oferece assistência 24h, sendo esse um serviço essencial para situações de grande imprevisibilidade, como quando entra água no elevador. Além disso, contamos com serviços de manutenção e modernização de elevadores, feitos com a qualidade de uma empresa pioneira no setor.
Se gostou do conteúdo deste mês na coluna dicas dos profissionais de campo da Otis, continue conferindo outras matérias aqui no blog e aprenda mais sobre os equipamentos de transporte vertical com a Otis.
Categorias: Diversos