Benefícios da modernização de elevadores: por que modernizar?

Valorização do imóvel, redução do consumo de energia e melhorias estéticas são alguns dos benefícios da modernização de elevadores. Mas não são os únicos motivos para você contratar esse serviço. 

A modernização de elevadores pode ser necessária em diversas situações: quando ocorrem paralisações frequentes, manutenções corretivas com substituições de peças, desconforto durante as viagens e quando as tecnologias e o design do elevador já estão ultrapassados.

Nesta edição da coluna sobre modernização de elevadores, vamos abordar a importância da modernização desses equipamentos e os benefícios que essa prática oferece. Confira!

Para saber mais informações sobre a modernização da Otis, convidamos você a acessar nossa página no site. É só clicar no link abaixo:

Modernização Otis: Elevadores seguros, modernos e inteligentes

O que é modernização de elevadores?

A modernização de elevadores é o processo que consiste em substituir peças e elementos desse equipamento com o intuito de adequar o elevador às novas tecnologias, funcionalidades e design. 

Esse processo existe porque os elevadores possuem vida útil muito longa. Por isso, há equipamentos muito antigos que, na época em que foram construídos, utilizavam as tecnologias mais modernas da época. Mas com o avanço das pesquisas, esses equipamentos se tornaram ultrapassados e até esteticamente antigos. 

Portanto, a modernização tem como objetivo restaurar o elevador, que ainda pode ser utilizado por muitos anos, porém, com novas tecnologias e design. 

Melhoria estética da cabina

O processo de modernização pode incluir melhorias estéticas da cabina. Dentre as principais transformações que podem ser realizadas na cabina do elevador estão:

  • mudança dos painéis;
  • alteração dos pisos;
  • inclusão de espelhos, corrimão e rodapés;
  • mudança no teto;
  • alteração na iluminação.

As mudanças também podem incluir alterações para adequar a cabina às normas técnicas atuais, como a acessibilidade. 

Melhoria por um controle

A modernização também ocorre quando há melhorias no controle do elevador, sendo que o objetivo pode ser oferecer viagens mais seguras, confortáveis e econômicas. Nesse caso, a mudança pode ser feita a partir do FlexDrive ou do E322, que são controles modernos e mais tecnológicos. 

Lembrando que a modernização também inclui a troca do painel que fica dentro da cabina, e as botoeiras de andar, para que o acionamento do controle seja compatível ao novo sistema.

Sinalização (Botoeiras)

Outra mudança necessária para atender às normas técnicas é a questão da sinalização ou botoeiras. Atualmente, as normas orientam que a sinalização deve incluir braile e iluminação. Além disso, a modernização desse elemento do elevador inclui um design mais moderno, como é o caso das botoeiras JADE BASIC e VICTORIA PREMIER (produto premium com display colorido). 

Portas 

Outra mudança importante é em relação às portas do elevador. Nesse caso, as principais alterações ocorrem para adequar os antigos elevadores às normas técnicas atuais, onde as portas batentes não são mais utilizadas, sendo necessário o uso de portas corrediças com abertura lateral ou central. 

Lembrando que a modernização permite que essas alterações sejam feitas de acordo com os interesses do cliente, tendo a possibilidade de customização.

Operador de Porta

O operador de porta é outro item que pode receber a modernização. Responsável pela abertura e fechamento das portas, que são muito usadas durante o uso diário. O operador pode apresentar desgastes com o passar dos anos, e como consequência pode haver paralisações do equipamento. Nesse caso, a modernização visa reduzir esses imprevistos de funcionamento.

Máquina de tração

A máquina de tração também pode receber a modernização com a substituição de máquinas antigas por máquinas mais modernas e tecnológicas. A Otis possui uma série de máquinas eficientes que conseguem atender a qualquer necessidade do cliente.  

Gen2®  MOD

Outra forma de modernizar o elevador é incluindo o Gen2® MOD, que é a solução completa de máquina + controle para um elevador. Esse equipamento utiliza cinta em vez de cabos de aço para realizar a movimentação. Além de ser um sistema muito seguro, ele é mais eficiente que as máquinas convencionais e comuns em elevadores mais antigos. 

Por que modernizar seu elevador?

E para finalizar, trouxemos os principais motivos pelos quais você deve modernizar seu elevador. Eles são:

  • aumento do conforto durante as viagens;
  • redução das manutenções corretivas com substituições constantes de peças;
  • evita paralisações frequentes por defeitos;
  • valoriza o seu patrimônio;
  • adequa os equipamentos às normas técnicas atuais;
  • oferece design e estética mais atraentes;
  • inclui tecnologias modernas;
  • reduz ruídos na casa de máquinas;
  • redução do consumo de energia;
  • oferece mais segurança durante a utilização.

Modernização de elevadores é com a Otis!

Viu só quantos benefícios da modernização de elevadores? Você pode contar com todas essas vantagens ao contratar a Otis para realizar a modernização do seu elevador. 

A Otis é a escolha certa para modernizar e realizar as manutenções do seu elevador, seja ele da marca Otis ou de outras marcas. Nossa experiência em equipamentos multimarcas garantirá o conforto e a segurança dos usuários.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre o processo de modernização. Acompanhe também o nosso blog para aprender mais sobre equipamentos de transporte vertical.