Manutenção de elevadores

Check list de segurança em elevadores

Você sabia que o elevador é um dos meios de transporte mais utilizados no dia a dia? Esse equipamento está presente na maioria dos lugares — condomínios residenciais e comerciais, shoppings, aeroportos, supermercados, entre outros e, por ser algo tão habitual em nossas vidas, os usuários muitas vezes não se atentam às medidas de segurança em elevadores. No entanto, essa deve ser uma preocupação dos síndicos. Afinal, o administrador é o responsável pelo condomínio.

Importância da manutenção preventiva

É impossível falar da segurança no elevador sem citar a manutenção preventiva. O equipamento contém milhares de peças, e todas precisam trabalhar em conjunto para garantir o transporte seguro dos usuários.

A manutenção consiste em uma série de serviços para assegurar o bom funcionamento do equipamento. Esta prática está prevista na norma que regula, orienta e exige o cumprimento de determinadas atividades que envolvem lubrificação, limpeza, configurações e ajustes dos elevadores.

A manutenção preventiva é uma atividade periódica fundamental. Nas visitas, o técnico avalia o desgaste das peças e consegue identificar possíveis falhas. Um bom serviço precisa incluir:

  • Constantes vistorias na cabina, poço e casa das máquinas
  • Manutenção de peças como o motor e seus rolamentos, o sistema de freio da máquina, as polias e os cabos de tração;
  • Inspeção regular da tensão dos cabos de aço; 
  • Ajuste ou substituição das guias e dos patins; 
  • Limpeza do poço do elevador; 
  • Vistoria em motores, interruptores, geradores, freios, controles e contatos do sistema.

Dessa forma, entendemos que a maneira mais simples de garantir a segurança no elevador é através da manutenção preventiva. Assim, é preciso escolher com cuidado a empresa responsável por esse serviço.

A Otis está no mercado há mais de 160 anos e é líder no segmento de elevadores e escadas rolantes. Por entender a importância de cuidar dos clientes, a empresa oferece atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. Afinal, falhas podem acontecer a qualquer momento e nossas equipes estão à disposição para solucioná-las.

A empresa também possui peças de reposição com garantia de origem para substituição, tanto em equipamentos Otis quanto de outras marcas. Dessa forma, o técnico pode fazer a substituição em caso de quebra ou desgaste do equipamento.

Normas de Segurança

As normas técnicas de segurança recomendam que todos os elevadores (sejam antigos ou modernos) tenham o mesmo nível de segurança para os usuários e técnicos de manutenção. Logo, é importante que o síndico converse com a empresa responsável pela manutenção para saber se o condomínio está dentro das adequações. Caso contrário, é preciso trabalhar em um plano de modernização para melhorar a segurança no elevador e evitar acidentes.

Baixe nosso e-book e conheça os principais cuidados e dicas de segurança em elevadores!

Como garantir a segurança no elevador

A manutenção preventiva não é a única forma de cuidar da segurança no elevador. No dia a dia do condomínio, existem algumas práticas que vão oferecer mais segurança aos usuários: 

  • Não permitir o acesso de estranhos ou moradores na casa de máquinas ou poço do elevador;
  • Não permitir a abertura forçada de portas automáticas. Isso danifica o equipamento e coloca em risco a vida dos usuários; 
  • Caso alguém fique preso dentro do elevador, é necessário chamar ajuda especializada imediatamente. O resgate de pessoas deve ser feito por técnicos habilitados ou pelo Corpo de Bombeiros.

Segurança no elevador é um assunto sério e precisa ser tratado com responsabilidade. Ainda que o síndico seja o principal encarregado, todos do condomínio precisam tomar os devidos cuidados.

O elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo, e se cada um fizer sua parte, as viagens serão ainda mais confortáveis e confiáveis.

Categorias: Manutenção de elevadores

Tags: ,

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.