Curiosidades

Como otimizar o consumo de energia elétrica em seu elevador

Como otimizar o consumo de energia elétrica em seu elevador

O consumo de energia em elevadores é um gasto que impacta diretamente a vida das pessoas que vivem nos prédios. Por isso, adotar práticas para que o equipamento gaste apenas o necessário para o seu funcionamento é uma atitude vantajosa para todos. O modelo Gen2 com drive regenerativo da Otis, por exemplo, pode reduzir o consumo de energia de nossos clientes em até 75%, demonstrando que o elevador pode ser um aparelho sustentável e econômico em qualquer prédio ou condomínio. 

Essa economia pode tornar possível uma redução no valor pago mensalmente pelos moradores e permite investir a arrecadação excedente em outras necessidades do condomínio, como segurança, reformas e até mesmo melhorias na estética do prédio. Para saber mais, continue a leitura!

Primeiro passo: manutenção e modernização dos elevadores

O primeiro passo para garantir o pleno funcionamento dos elevadores é a certificação de que a manutenção está em dia. Fios antigos ou peças com algum tipo de defeito podem provocar não apenas um desperdício de energia em relação a um elevador em perfeito funcionamento, mas também colocar a segurança dos usuários em risco. 

No geral, os elevadores devem passar por uma revisão completa pelo menos uma vez por ano para que possam ter o seu uso liberado. E é importante ainda que sejam realizadas manutenções periódicas para assegurar o bom funcionamento do equipamento. 

Porém, além de inspeções preventivas e manutenções recorrentes, com o passar do tempo, muitos equipamentos precisam passar pelo processo de modernização. Assim, o elevador torna-se mais seguro e eficiente para o dia a dia de seus usuários — e também mais vantajoso em questões financeiras. 

Portanto, além de o edifício ganhar uma cara moderna e ter mais valor agregado, também gera redução no consumo de energia em elevadores. E, atualmente, uma das formas mais conhecidas de conquistar essa redução de custos é a partir do uso de tecnologias regenerativas, conforme veremos em mais detalhes a seguir.

Drive ReGen: redução do gasto de energia em até 75%

Uma solução muito indicada para reduzir o consumo de energia em elevadores são os chamados drives regenerativos. Em geral, eles proporcionam uma economia substancial de energia elétrica, e ajudam a atender ou ultrapassar os padrões mundiais determinados atualmente. Na Otis, esse resultado é obtido através da solução Drive ReGen.

Em um drive não-regenerativo, a energia é desperdiçada na forma de calor em um banco de resistores durante a frenagem do elevador, o que resulta na redução de sua eficiência energética. O Drive ReGen, em vez de desperdiçar essa energia na forma de calor, realimenta a rede elétrica interna do edifício, onde pode ser reutilizada por outros elevadores, para a iluminação elétrica, para o ar condicionado, para o uso de computadores e muito mais, reduzindo o uso de energia elétrica em até 75%.

Por serem aparelhos de última geração e de alta velocidade, eles também resultam em uma viagem mais suave para os passageiros, além de um melhor tempo de piso a piso em comparação a outros sistemas.

Como reduzir e otimizar o consumo de energia elétrica no dia a dia

Por fim, os drives regenerativos e opções mais complexas, apesar de importantes, não são as únicas formas de realizar mudanças no consumo de energia em elevadores. Mesmo pequenas atitudes do dia a dia podem diminuir o consumo com bastante eficiência. 

E o melhor: a maioria delas sem nenhum tipo de custo, tanto para o condomínio quanto para os usuários do elevador. Então, confira a seguir algumas dicas para reduzir a energia elétrica dos elevadores, que podem ser aplicadas facilmente no dia a dia do seu prédio.

Quando houver mais de um elevador no hall, chame apenas um e aguarde a sua chegada 

Evite apertar o botão de chamada de outros elevadores. Isso porque quando dois elevadores são acionados, existe uma movimentação desnecessária, que poderia ser evitada, e também um gasto de energia maior. Portanto, chame pelo seu elevador e aguarde até ele chegar em seu andar.

Para andares baixos, utilize a escada e evite o uso dos elevadores! 

Além de economizar energia, a prática de fazer uso das escadas é benéfica para a saúde, pois estimula um breve exercício, porém que ocorre praticamente todos os dias. Então, se o andar for baixo e não existir uma dificuldade de locomoção, prefira a escada. 

Quando estiver no andar, aperte apenas o botão de sentido correspondente ao seu destino

Para chamar o elevador, basta que você aperte uma vez o botão, indicando o seu destino. Evite apertar o botão de descida e de subida em uma mesma chamada, para que não ocorram movimentações desnecessárias. 

Não segure a porta do elevador sem necessidade

O pleno funcionamento de um elevador sempre otimiza seu uso. Por isso, interromper sua operação faz o consumo de energia em elevadores aumentar, e não é visto como uma boa prática. Assim, evite segurar a porta do elevador quando não existe necessidade, e melhore o uso do equipamento durante seu dia a dia.

Evite acionar desnecessariamente os ventiladores, o interfone e o alarme

Enfim, sabe-se que o elevador possui diversos equipamentos que aumentam o bem-estar do passageiro. Entretanto, eles não devem ser usados durante todo o tempo. No caso de ventiladores, interfones e alarmes, busque utilizá-los apenas quando for necessário. 

Engenharia inteligente para o consumo de energia de elevadores

Por fim, a Otis oferece produtos inovadores que podem ser aplicados nos elevadores para atualização tecnológica. E essas tecnologias, consequentemente, provocam a redução do consumo de energia dos equipamentos.

Clique no banner para acessar gratuitamente o e-book da Otis sobre modernização de elevadores:

Entre as inovações da Otis, podemos destacar a iluminação, que pode auxiliar muito na redução do consumo de energia. A Otis utiliza as lâmpadas LED, que consomem muito menos energia que os modelos convencionais. O resultado é uma redução relevante no consumo elétrico dos elevadores.  

Para saber mais e conhecer todas as soluções disponíveis para diminuir seu consumo de energia em elevadores, consulte a equipe da Otis e faça uma avaliação gratuita em seus equipamentos para verificar quais tecnologias são compatíveis e estão disponíveis para os seus elevadores!

Categorias: Curiosidades , Modernização de elevador

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.