Curiosidades

Conheça curiosidades de 5 grandes projetos arquitetônicos globais

Conheça curiosidades de 5 grandes projetos arquitetônicos globais

Os grandes projetos arquitetônicos mundiais costumam ser considerados marcos históricos, pois muitas vezes se tornam pontos turísticos e até mesmo transformam regiões economicamente. 

Ao longo da sua trajetória, a Otis – líder mundial em fabricação e manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes – participou de uma série de obras significativas. Conheça a seguir algumas curiosidades de cinco desses grandes projetos arquitetônicos globais:

Shanghai World Financial Center (Xangai)

Conhecido mundialmente pelas amplas curvas e o trapezoide grande no topo, esse projeto é um triunfo da engenharia. O prédio conta com 492 metros e 101 andares

Os engenheiros da Otis trabalharam para superar o que é chamado de “efeito pilha”, criado à medida que o vento sopra pelo lobby do prédio até os eixos do elevador. Esse fenômeno pode causar ruídos e vibração. A solução encontrada foi utilizar os vestíbulos de entrada como bloqueadores de ar, mantendo o vento fora do prédio.

Shanghai World Financial Center, Xangai

Cristo Redentor (Rio de Janeiro)

Observando toda a cidade do Rio de Janeiro e as águas da Baía de Guanabara, a estátua icônica fica no topo do Morro do Corcovado. Aproximadamente 800 mil pessoas por ano passam pelo ponto turístico. O Cristo Redentor mede 38 metros de altura e foi inaugurado em 1931. 

Antigamente, os visitantes precisavam subir uma série de escadas após pegar o bonde que dá acesso ao ponto turístico. Durante uma restruturação realizada no início dos anos 2000, a Otis foi a empresa escolhida para instalar três elevadores de eficiência energética e quatro escadas rolantes externas.

Cristo Redentor, Rio de Janeiro

Oriental Pearl Radio & TV Tower (Xangai)

A torre conta com 468 metros de altura. A estrutura atrai aproximadamente 2,8 milhões de visitantes por ano, com atrações como restaurante giratório, shopping center, hotel e até uma montanha-russa. 

Para chegar à Cidade Espacial, que é um dos mirantes da torre, os visitantes pegam um elevador de vidro circular da Otis que se desloca a 2,5 metros por segundo, uma velocidade que permite que os visitantes curtam a vista.

Oriental Pearl Radio & TV Tower, Xangai

A Torre Eiffel (Paris)

Ao criar a famosa torre, Gustave Eiffel demonstrou sua genialidade em engenharia e o domínio firme da estética emergente na era industrial. Os engenheiros da Otis também tiveram que ser criativos, encontrando novas formas de projetar os sistemas de elevadores da torre duas vezes. 

Os franceses buscaram a Otis pela primeira vez antes da abertura da torre, em 1889. Eles precisavam de elevadores para os pilares curvados norte e sul para levar os visitantes ao segundo nível sem interferir na silhueta icônica da torre. Na década de 1980, os franceses novamente procuraram a Otis, desta vez para projetar todo o sistema de tecnologia para elevadores da torre como parte de uma renovação importante.

Torre Eiffel, Paris

Burj Khalifa (Dubai)

Atualmente, o Burj Khalifa é considerado o edifício mais alto do mundo, com 828 metros de altura. Para levar as pessoas até o topo, a Otis criou os elevadores mais rápidos do mundo. Os equipamentos levam apenas 60 segundos para chegar aos decks de observação nos andares 124 e 125, deslocando-se a 10 metros por segundo

A empresa é referência também em tamanho, abrangendo os maiores elevadores do mundo. Ao todo, a Otis conta com 65 elevadores no Burj Khalifa.

Burj Khalifa, Dubai

Categorias: Curiosidades

Tags: ,

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.