Escadas rolantes

Entenda como funciona uma escada rolante

Entenda como funciona uma escada rolante

Seja em shoppings, estações de metrô, aeroportos, universidades, prédios corporativos, ou em tantos outros ambientes, as escadas rolantes estão presentes em diversos momentos do nosso dia a dia. 

Desde sua invenção, a engenhosidade dessa máquina impactou para sempre a forma como as pessoas se locomovem dentro de construções. Então, para conhecer um pouco mais sobre a história da escada rolante, continue a leitura!

História da escada rolante no Brasil e no mundo

Primeiramente, vamos começar com a definição deste equipamento, bem como sua história de origem. Ela começa com um personagem chamado Nathan Ames, responsável por patentear uma escada rolante no ano de 1859. Naquela época, seu invento seria movido a água ou movida a manivela. No entanto, um modelo de trabalho acabou não sendo construído.

Foi somente em 1892 que Jesse W. Reno patenteou a escada rolante tipo cleat e, em 1896, instalou a primeira escada rolante do mundo, no Coney Island Old Island Pier, na cidade de Nova York. Em seguida, quando decidiu se aposentar, Jesse juntou-se à Otis Elevator, após vender suas patentes à empresa.

No Brasil a sua utilização habitual era em lojas de departamentos. No entanto, com o surgimento de shoppings e das estações de metrô, o equipamento foi ganhando popularidade em outros contextos.

Desde sua criação, as escadas rolantes foram comercializadas em todo o mundo. Porém, o nome “escada rolante” foi oficialmente registrado pela Otis.

Como funciona uma escada rolante? 

Agora que entendemos mais sobre a história desta máquina, vamos ver como funciona uma escada rolante. De maneira geral, o mecanismo principal de uma escada rolante é um par de correntes em volta de dois pares de engrenagens, um motor que faz o sistema gerar e um trilho que conduz o caminho dos degraus.

A seguir, entenda um pouco mais sobre cada um dos componentes e o funcionamento da escada rolante

Motor e corrente de degraus

Em geral, uma escada rolante usa um motor de 100 cavalos para girar suas engrenagens. Assim, o sistema de motor e corrente fica alojado dentro da armação, uma estrutura de metal que se estende entre os dois andares, e os lances da corrente movem-se em trilhos dentro deles, desenhando o movimento dos degraus da escada. 

Degraus

Para entender como funciona uma escada rolante, é preciso entender que os degraus são a parte central desta máquina, e permanecem sempre nivelados. Assim, eles atuam uns com os outros, criando uma plataforma plana e facilitando a entrada e saída da escada rolante.

Além disso, cada degrau possui dois conjuntos de rodas, que se movimentam ao longo de dois trilhos separados: o conjunto superior é conectado às correntes e puxados pela engrenagem; o conjunto de rodas simplesmente desliza ao longo de seu trilho, acompanhando o primeiro conjunto.

Corrimão

Além de ser responsável por girar os loops da corrente principal, o motor elétrico em uma escada rolante também move os corrimãos.

Um corrimão nada mais é do que uma correia transportadora de borracha, enrolada em torno de uma série de rodas. Essa correia é construída com a precisão necessária para que se movimente exatamente na mesma velocidade dos degraus e ofereça segurança aos usuários.

Otis é referência na construção de escadas rolantes e elevadores

Desde sua invenção e modernização, as escadas rolantes têm conquistado o mundo. Exemplos recentes de seu uso na arquitetura de diferentes espaços é a incrível escada rolante em espiral localizada no The New World Daimaru, em Xangai, um item único no mundo e que mostra a evolução dessa máquina utilizando a mais recente tecnologia em sua área.

Além de atuar no mercado e tentar cada vez mais entender como a escada rolante funciona no dia a dia de seus clientes, a Otis também investe na área de elevadores desde que seu fundador, Elisha Graves Otis, inventou a primeira destas máquinas.

Desde então, a empresa oferece produtos de excelência para áreas de grande fluxo, como os shoppings. Uma das inovações mais recentes é o Gen 2, um elevador sem casa de máquinas, com sistemas de cintas de aço revestidas com poliuretano. 

Clique no banner e acesse o guia gratuito da Otis:

Como podemos perceber, a evolução tecnológica avança a passos largos e com tanta rapidez que é impossível determinar quais serão as mudanças futuras. Entretanto, à medida que isso acontece, o mercado também enfrenta novos desafios e novas oportunidades de criar edifícios com propostas inovadoras que transformem seu ambiente.

E a Otis esteve junto nessa trajetória desde o início, sempre acompanhando as necessidades e avanços da área e sendo referência em escadas rolantes e elevadores no mundo e no Brasil.

Na Otis, sempre colocamos as pessoas no centro de tudo o que fazemos. Por isso, garantimos com nossos produtos sempre a segurança e o padrão de qualidade característicos de nossa marca.

Ao entender como funciona uma escada rolante da Otis, é possível perceber que nossos produtos são confiáveis e desenhados para que integrem perfeitamente seu projeto. São soluções feitas sob medida que complementam o seu ambiente, tornando-o único.

Então, agora que você sabe sobre a história desta máquina e entende como funciona uma escada rolante, conheça as soluções que a Otis oferece e tenha acesso a escadas rolantes refinadas e resistentes, transportando clientes e usuários de uma forma única!

Categorias: Escadas rolantes

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.