Curiosidades

Uma homenagem ao Dia do Zelador

Uma homenagem ao Dia do Zelador

Muitas vezes, eles são chamados de “guardiões do condomínio”. São os responsáveis por manter a ordem e limpeza dos empreendimentos, sempre com cordialidade e zelo pelos moradores. E, no dia 11 de fevereiro, são os grandes homenageados: os zeladores!

Dia do Zelador: 11 de fevereiro

O zelador tem um papel necessário para o bom funcionamento dos prédios e condomínios. O Dia do Zelador, que é celebrado no dia 11 de fevereiro, ressalta a importância desse profissional.

A data foi criada a partir de um decreto estabelecido em 4 de outubro de 1979 e tem como objetivo celebrar aqueles que trabalham para manter a organização e limpeza dos espaços públicos em escolas, empresas, hospitais, condomínios e demais instituições que utilizam zeladoria. 

Essa é a principal função do zelador, mas ele também tem responsabilidades como realizar manutenções necessárias, manter os ambientes limpos e seguros, resolver problemas relatados pelos condôminos, organizar o funcionamento adequado de cada ambiente, supervisionar obras ou reformas nas áreas comuns, entre outras.

O zelador é considerado o braço direito do síndico, sendo também um apoio para os trabalhadores ou moradores do edifício. Portanto, nada mais justo que esse profissional tenha seu reconhecimento e seja celebrado neste dia especial.

Entenda o papel do zelador

O zelador é responsável pela gestão geral do condomínio e de seus funcionários. Assim, garante o cumprimento dos afazeres de rotina, como assegurar a limpeza e inspecionar as áreas comuns do condomínio.

O zelador é um grande aliado do síndico e deve ter linha direta com o gestor para comunicar sobre problemas do edifício. Ele também é responsável pela manutenção do condomínio e cumprimento das normas internas. Assim, assegura a ordem e o bem-estar dos condôminos.

Entre suas tarefas, também podemos citar:

  • Fiscalizar as áreas de uso comum; 
  • Verificar o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas do edifício; 
  • Conferir se a limpeza está sendo feita corretamente;
  • Ter noções de segurança contra incêndios e furtos.

Perfil de um bom zelador

De modo geral, um bom zelador apresenta as seguintes características:

  • Espírito de liderança, para acompanhar a rotina geral do edifício, bem como gestão de funcionários, entrada e saída de prestadores de serviços, e situações diversas com moradores;
  • Prezar pela paciência e colaboração, tratando todos de forma educada e cordial;
  • Senso de urgência, para saber quando agir e evitar acidentes;
  • Ser um profissional diferenciado. 

Para facilitar a sua jornada e garantir que a sua gestão tenha qualidade em todos os setores, baixe nosso guia no banner abaixo!

E-book Otis: Glossário do Condomínio

Como a Otis pode ajudar o dia a dia nos prédios e condomínios?

A Otis acredita que o dia a dia do zelador e do síndico pode ser muito mais tranquilo quando os equipamentos de transporte vertical estão bem cuidados e recebem a manutenção necessária. 

É por isso que na Otis há a opção de planos de manutenção de elevadores, possibilitando realizar manutenções preventivas, corretivas e preditivas, conforme a necessidade do equipamento e exigência de cada edificação. 

As manutenções, assim como o serviço de modernização de elevadores, oferecem uma série de benefícios para a equipe de zeladoria e síndico. Um desses benefícios é a prevenção de problemas de funcionamento, paralisações do elevador e até redução do risco de incidentes, que exigiriam o atendimento do zelador ou do síndico.

Além desse benefício, as manutenções periódicas permitem que o equipamento tenha uma vida útil maior e opere com o máximo de eficiência energética. Portanto, quem utiliza o elevador no dia a dia dentro do condomínio ou edifício, consegue perceber o bom funcionamento desse equipamento ao ter uma manutenção em dia

Contratar os serviços de manutenção de elevadores na Otis ainda conta com o grande benefício de ter uma empresa pioneira no segmento. A Otis vem trabalhando há mais de 160 anos para oferecer equipamentos de qualidade, com muita segurança e conforto para quem busca soluções em transporte vertical

Além de pioneira, a Otis também é líder do mercado e está presente no mundo todo. Assim, contratar os serviços da Otis é sinônimo de ter profissionais altamente capacitados e preparados para cuidar do seu equipamento de transporte vertical. 

Dia do Zelador: Uma homenagem da Otis Elevadores

A Otis Elevadores gostaria de aproveitar o Dia do Zelador para cumprimentar todos os profissionais do ramo. Sem eles, o cotidiano nos condomínios seria ainda mais desafiador. Afinal, são os zeladores que prezam pelo sossego e bem-estar dos moradores, e merecem ter seus esforços reconhecidos.

A Otis também aproveita esta data para reforçar seu comprometimento em oferecer produtos e serviços que contribuam com o cotidiano dos zeladores. Os profissionais podem contar com a empresa como uma aliada em levar qualidade e segurança para todos os edifícios.

Agora que você já sabe tudo sobre o que um zelador faz e qual o seu papel em uma edificação, continue acompanhando os conteúdos do blog para saber mais sobre transporte vertical. E conte com a Otis para serviços de manutenção e modernização de elevadores. 

Categorias: Curiosidades , Diversos

Tags: ,

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.