Manutenção de elevadores: guia completo

Embora seja considerado o meio de transporte mais seguro do mundo, o elevador também precisa passar por manutenções frequentes, que garantam seu pleno funcionamento. Por isso, tanto em edifícios comerciais quanto em residenciais, o síndico e os administradores precisam estar atentos à importância desse processo. 

Pensando nisso, criamos este guia completo sobre a manutenção de elevadores, explicando os principais aspectos a serem considerados sobre o assunto. Confira a seguir!

O que é e para que serve a manutenção de elevadores?

Primeiramente, vale explicar no que consiste exatamente a manutenção de elevadores e quais são as suas funções no bom funcionamento desses equipamentos. 

De maneira geral, o objetivo principal dessa medida é garantir o pleno funcionamento das máquinas, para a segurança de todos os usuários. 

A manutenção de elevadores abrange basicamente a realização de um conjunto de ações, que vão desde o monitoramento de itens e componentes até a execução da troca de peças, conforme veremos adiante.

Existem mais de um tipo de manutenção de elevadores, já que há mais de uma função diferente para o procedimento.

Um exemplo é a manutenção preventiva, realizada para prevenir possíveis problemas com o equipamento. Outra é a manutenção corretiva, realizada quando existem problemas específicos com o funcionamento dos elevadores. 

Para entender melhor cada uma delas, siga acompanhando a leitura!

Clique no banner abaixo para saber mais sobre o serviço de manutenção de elevadores da Otis:

ebook-manutencao-de-elevadores

 

Conheça os tipos de manutenção de elevadores

Conforme esxplicamos, existem diferentes objetivos e tipos de manutenção de elevadores.

Algumas estão focadas em evitar ou diminuir as chances de possíveis problemas, enquanto outras estão voltadas à resolução de problemas pontuais que possam vir a acontecer. 

Por isso, vale entender melhor sobre cada tipo e para quais situações cada uma é indicada.

Manutenção preventiva de elevadores

É através da manutenção preventiva de elevadores que são realizadas vistorias e cuidados para evitar desgastes de peças e paradas imprevistas.

A ideia é, justamente, tomar o cuidado de fazer revisões periódicas e evitar algum imprevisto adiante.

Assim, uma manutenção preventiva adequada engloba diferentes serviços, incluindo ajustes de componentes, troca de óleo e limpeza dos equipamentos. Essas ações reduzem o risco de incidentes e proporcionam maior disponibilidade dos equipamentos. 

Portanto, no momento de contratar uma empresa para realizar as manutenções, é importante buscar uma empresa que ofereça manutenções preventivas completas com frequência periódica.

Leia também: 3 dicas para escolher a empresa de manutenção dos elevadores

Manutenção corretiva de elevadores

Por outro lado, a manutenção corretiva de elevadores ocorre, como o nome diz, quando é necessário corrigir algum problema. Esse tipo de manutenção de elevadores visa colocar o equipamento novamente em operação, o mais rápido e com a maior segurança possível.  

Em geral, ela é necessária quando alguma peça apresenta defeito, ou quando ocorre algum problema técnico no sistema do elevador.

Entretanto, é importante entender que utilizar apenas a manutenção corretiva não é uma boa estratégia. Como dissemos, ela serve para resolver problemas pontuais e que, em geral, precisam ser resolvidos rapidamente. 

Para melhor otimização de recursos, o indicado é realizar manutenções preventivas para evitar a manutenção corretiva sempre que possível.

Afinal, o custo de consertar um sistema danificado costuma ser maior do que a prevenção. E, é claro, evita-se perder tempo com a disponibilidade prejudicada do equipamento durante esse período.

Independentemente do objetivo da manutenção utilizada, é sempre importante realizá-la com a ajuda de profissionais capacitados e especializados em elevadores. 

Contratos de manutenção de elevadores: facilitam o dia a dia de seu condomínio

Os elevadores necessitam de manutenções periódicas para funcionar de forma adequada. Assim, paradas inesperadas são evitadas — e a comodidade e segurança dos passageiros é garantida. 

Como a manutenção dos elevadores deve ser realizada periodicamente, é preciso contratar o plano de manutenção de uma empresa especializada que mais se adequa às demandas do prédio, condomínio ou estabelecimento.

Na Otis, temos três modalidades de contrato de manutenção: Gold, Silver e Bronze. Eles abrangem diferentes necessidades para que o condomínio tenha a cobertura ideal para os seus equipamentos. 

Confira a seguir os principais benefícios de optar por um plano:

  • Suporte técnico 24h;
  • Equipe técnica especializada em detectar e solucionar o problema;
  • Planos de acordo com a real demanda do edifício;
  • Cobertura de peças, para que as trocas necessárias sejam feitas;
  • Evitar situações incômodas aos usuários com um equipamento bem mantido e disponível.

Além de oferecer manutenção com uma equipe técnica especializada como a qualidade da Otis, marca pioneira e líder no setor de transporte vertical, a Otis oferece uma ferramenta on-line que facilita a escolha do melhor contrato de manutenção para seu condomínio. Siga a leitura para conhecer nossa nova ferramenta!

Descubra uma visão mais inteligente do serviço de elevadores com a nova ferramenta de configuração de contratos da Otis

Em poucas etapas, você pode agilizar sua escolha do melhor plano de assistência da Otis. Com navegação intuitiva, fica mais fácil entender e escolher seu contrato de serviço.

Acessando nossa ferramenta, você confere todos os detalhes sobre cada tipo de contrato que disponibilizamos. Há informações sobre a cobertura de peças, reparos e vistorias.

Descubra rapidamente qual o pacote de serviços mais indicado para as suas necessidades, com base em critérios como: o tipo de prédio, a marca e a quantidade de elevadores, o número de andares e a frequência de uso.

Clique no link abaixo e escolha o modelo de contrato ideal para a manutenção dos elevadores do seu prédio:

Conheça opções inteligentes para serviços de manutenção em seus elevadores

Confira outros cuidados que constam nos planos de manutenção da Otis: 

– A cabina e o poço do equipamento, além da casa de máquinas, passam por constantes vistorias;

– Entre as peças que devem passar por manutenção estão o motor e seus rolamentos, o sistema de freio da máquina, as polias e os cabos de tração;

– A tensão dos cabos de aço também requer uma inspeção regular. As guias e os patins devem ser ajustados ou substituídos dependendo de suas condições;

– O poço do elevador é analisado com frequência, já que ele recebe componentes importantes para o funcionamento dos equipamentos. A limpeza dessa área também é realizada, visto que as peças terão uma vida útil reduzida caso fiquem sujas por muito tempo;

– A manutenção de rotina inclui vistorias em motores, interruptores, geradores, freios, controles e contatos do sistema; 

– As portas do elevador recebem cuidados especiais, visto que elas são acionadas frequentemente;

– Além disso, os processos de rotina da manutenção são claramente indicados em contrato, de forma transparente.

Indícios da necessidade de manutenção de elevadores

Mesmo com um calendário bem estruturado de manutenção, incluindo medidas preventivas, muitas vezes surgem alguns indicadores que podem ser o sinal de alerta para uma nova inspeção.

Isso pode acontecer por diversos fatores, por isso, o mais importante é sempre observar os seguintes sinais:

  • Desnivelamento entre a cabina e o pavimento;
  • Trancos durante o funcionamento do elevador;
  • Paradas entre dois andares;
  • Superaquecimento dos sistemas do elevador;
  • Luzes queimadas ou piscando;
  • Redução da potência do elevador;
  • Aumento no consumo de energia elétrica;
  • Mudança na velocidade durante o transporte;
  • Vibrações e ruídos incomuns.

Sempre que houver alguma mudança perceptível durante o uso dos elevadores, é importante investigar para saber se é um sinal de alerta para manutenção.

Riscos ao não realizar a manutenção de elevadores corretamente

A manutenção dos elevadores é importante para garantir uma maior vida útil para esse equipamento, evitar paralisações inesperadas e prevenir incidentes. 

Uma das ocorrências mais comuns está relacionada às portas do elevador. Sem manutenção correta, as portas podem se fechar antes do esperado ou rápido demais.

Outra ocorrência que podemos evitar através dos cuidados e da manutenção é o desnivelamento entre a cabina e o pavimento, fazendo com que o piso da cabina fique acima ou abaixo do nível do pavimento.

Dados sobre a manutenção de elevadores

O uso dos elevadores é cada vez mais comum nos grandes centros urbanos. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há milhares de elevadores, sendo responsável pelo transporte vertical de milhões de pessoas todos os dias. 

no Brasil, há em torno de 400 mil elevadores, de acordo com os dados do Seciesp (Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo). Metade desse total fica nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. 

A manutenção correta desses equipamentos possibilita reduzir as paradas inesperadas, ocorrências envolvendo o uso dos elevadores e até mesmo o consumo de energia elétrica. Além de aumentar a vida útil do equipamento.

As novas tecnologias e a manutenção de elevadores

Aliado às mudanças do mercado e ao surgimento de novas tecnologias, a manutenção dos elevadores também tem ganhado processos mais eficientes.

Esse é o caso do novo conceito de automação dos equipamentos, que possibilita um diagnóstico antecipado e mais completo dos componentes do elevador. A automação dos sistemas faz o diagnóstico prevendo problemas e identificando as falhas, para que as manutenções sejam feitas antes da paralisação do equipamento.

Há também alguns sistemas que identificam a necessidade de manutenção e enviam essas informações para a equipe de manutenção. Ou seja, é possível ter uma maior integração entre técnicos e elevadores para garantir o funcionamento adequado desse equipamento.

Em breve esse conceito estará disponível para os equipamentos mantidos pela Otis no Brasil.

O que você deve saber antes de contratar uma empresa para manutenção de elevadores?

Agora que especificamos as diferenças entre as manutenções corretiva e preventiva, é importante falar sobre alguns critérios que devem ser observados antes de contratar uma empresa para realizar esse tipo de serviço. 

Fizemos uma lista que pode auxiliar você a tomar essa decisão, com os principais fatores a serem observados na hora da escolha. São elas:

  • Confira se a empresa possui registros em dia e a presença de um engenheiro responsável (ambos inscritos no CREA);
  • Verifique se a empresa oferece atendimento 24h por dia, e suporte total às necessidades do cliente;
  • Observe o intervalo de visitas previsto pela empresa, certificando-se de que ele é periódico;
  • Dê preferência para empresas que contam com amplo estoque de peças genuínas para troca e que possuem um rígido controle de qualidade, como é o caso da Otis;
  • Examine detalhadamente o plano de assistência para escolher o mais adequado ao prédio/condomínio.

Como todos podem ajudar na manutenção de elevadores?

Por fim, além do que já foi dito sobre manutenção de elevadores, existem algumas atitudes simples que podem ser tomadas para ajudar na boa conservação dos elevadores. Especialmente quanto ao seu funcionamento no dia a dia. 

Até porque, quanto melhor esse equipamento for utilizado, mais tempo e qualidade de funcionamento terá, trazendo benefícios não apenas para a segurança dos usuários, mas também para a economia do condomínio.

Por isso, separamos algumas dicas de bom uso dos equipamentos que podem evitar a manutenção de elevadores corretiva e aumentar seu tempo de uso significativamente, auxiliando na conservação da máquina.

Confira:

  • Não utilize objetos que impeçam o fechamento da porta;
  • Jamais fume dentro dos elevadores;
  • Não pule ou faça movimentos bruscos;
  • Não force a porta do elevador, pois isso pode causar incidentes ou desregular o equipamento;
  • Evite entrar molhado no elevador, para que a água não escorra para o poço e provoque curtos-circuitos nos componentes elétricos. Cuidado também na limpeza;
  • Cuidado com objetos pequenos, como bengalas ou coleiras de animais;
  • O transporte de animais de estimação – especialmente cães e gatos – deve ser feito preferencialmente no colo. Cuidado especial deve ser tomado durante o processo de abertura e fechamento das portas. Mantenha-os sempre próximos;
  • Crianças menores de 10 anos não devem andar sozinhas nos elevadores. Devem sempre estar acompanhadas de um adulto;
  • Não ultrapasse a capacidade máxima dos elevadores.

Na hora de escolher a empresa responsável pela manutenção de elevadores, é essencial optar por uma marca que seja referência em confiabilidade.

Não escolha a economia a curto prazo: priorize a qualidade da manutenção de elevadores de seu prédio e garanta a segurança das pessoas e do sistema de operação. 

A Otis Elevadores oferece serviços de manutenção de elevadores através de um sistema de gestão de manutenção que engloba serviços preventivos e corretivos.

Referência no mercado de elevadores, temos à disposição um Centro de Atendimento ao Cliente (CAC) que funciona 24 horas, com atendentes treinados e prontos para responder a qualquer solicitação.

Fale conosco! E para conferir mais assuntos sobre manutenção de elevadores e outros temas, acompanhe as novidades e artigos em nosso blog.