Modernização de elevador

Modernização de elevadores: guia completo

Modernização de elevadores: guia completo

Se você é síndico ou gestor de um prédio, é bem provável que tenha ouvido falar da modernização de elevadores. Essa prática tem ganhado mais popularidade nos últimos anos, pois oferece mais conforto de viagem e tecnologia para os usuários através da atualização dos componentes. 

No entanto, ainda há muitas pessoas que não sabem como esse processo funciona. Pensando nisso, a Otis, maior empresa do mundo em fabricação de elevadores, esteiras, escadas rolantes, criou esse guia completo. A seguir, você confere todas as informações sobre a modernização de elevadores

O que é modernização de elevadores?

A modernização de elevadores é a renovação ou substituição de componentes do equipamento. Vale ressaltar que o elevador não é composto apenas pela cabina e os cabos de suporte — e, sim, uma estrutura complexa de diversas partes combinadas entre si. 

Dentro deste cenário, a modernização serve para atualizar peças e melhorar a performance do equipamento. Seu objetivo é fornecer mais conforto na viagem e tecnologia para os usuários através dessa atualização dos componentes

O equipamento costuma dar “sinais” de que precisa ser modernizado. Deve haver atenção se, por exemplo, for percebido:

  • Alto consumo de energia; 
  • Interrupções constantes do serviço;
  • Aumento da necessidade de manutenção corretiva; 
  • Maior incidência de barulhos. 

Caso o síndico note um ou mais desses indicativos, é preciso chamar profissionais tecnicamente capacitados para uma vistoria. Apenas pessoas aptas podem realizar essa função, bem como indicar os problemas e apontar as soluções. 

Como funciona a modernização de elevadores na prática?

Hoje em dia, o elevador não é apenas um meio de transporte. É um ambiente dentro do edifício, que pode refletir o cuidado que a gestão tem com o condomínio. No entanto, para isso acontecer, é preciso que haja a modernização do elevador

Esse processo acontece de duas maneiras, sendo a primeira tecnológica, quando há atualização dos principais componentes do elevador. Aqui, o objetivo é ter uma performance diferenciada, viagens mais seguras e confortáveis aos usuários, além de economia de energia para o edifício. 

Também há a modernização estética, com soluções para renovar o interior da cabina. O design mais moderno e sofisticado harmoniza com a arquitetura do edifício, sendo um cartão de visita e referência. Além disso, é feito um trabalho de acessibilidade, habilitando o equipamento a NBR NM 313. Esta norma trata dos requisitos particulares para a acessibilidade, incluindo pessoas com deficiência (PcD). 

Confira o que pode ser modificado na modernização do elevador:

  • Controle do elevador: Os elevadores modernos têm controle microprocessado, que permite viagens sem trancos e com precisão de nivelamento. Também há redução do consumo de energia elétrica, se comparado aos antigos sistemas.
  • Dispositivos de segurança: Atualmente, há diversos dispositivos que podem ser agregados ao elevador no processo de modernização, adequando o sistema às normas vigentes de segurança e tornando, assim, o equipamento mais seguro e confiável.
  • Portas e sistemas de acionamento: Com a modernização, é possível substituir as antigas portas batentes e operadores por portas de abertura automática, oferecendo mais conforto aos usuários. 
  • Peças de sinalização e botoeiras: A modernização otimiza o visual e a performance dos indicadores, botoeiras e sinalizações. Confira ainda neste texto mais informações sobre novas peças e otimizações no design.

Por que modernizar os elevadores?

Engana-se quem pensa que a modernização do elevador é uma questão principalmente estética. Esse processo traz uma série de melhorias para dentro do condomínio. Por exemplo:

Economia na conta de energia

Elevadores e componentes mais antigos tendem a ter mais gastos com energia elétrica. Logo, trocar algumas peças por modelos mais modernos influencia diretamente nesse fator — por exemplo, a mudança no controle do elevador.

Ao fazer essa troca por um equipamento da Otis, por exemplo, a redução no consumo de energia pode chegar a 40%.

Viagem mais rápida e suave

Outro problema comum dos equipamentos é a demora e “trancos” nas viagens. Isso também pode ser resolvido com a troca do controle do elevador, tornando as viagens mais rápidas e seguras.

A modernização também acaba com os solavancos típicos dos equipamentos antigos. 

Melhoria nas portas automáticas

Se os usuários começarem a relatar problemas com as portas, é um indício de que a modernização de elevadores precisa ser feita. Mais especificamente, nos sistemas de acionamento. Dessa forma, os operadores e portas batentes são substituídos por equipamentos que realizam esta ação de forma automática. 

Essa mudança proporciona aumento da vida útil dos componentes, que não precisam mais sofrer com os movimentos bruscos. 

Melhoria nas botoeiras e na sinalização 

A sinalização da Otis se destaca pelo design e performance, gerando uma nova experiência para os passageiros do edifício. Confira os detalhes sobre as peças de sinalização na cabina e no andar:

Sinalização da cabina

A botoeira de cabina com placa em aço inox proporciona ao elevador uma aparência contemporânea e moderna, além de uma maior durabilidade.

Na parte superior, os indicadores de posição, movimento e sobrecarga com iluminação em LCD branco registram o movimento e o sentido de viagem em intercomunicador viva-voz.

São opcionais de botoeira de cabina: chave de ventilador, botão de fechar porta, chave de luz, serviço especial para cabineiro, chave de bombeiro e chave de serviço independente. Botões com acabamento de aço escovado, gravação alfanumérico branco translúcido, braile no próprio botão e com anel iluminado para sinalizar as chamadas registradas.

Sinalização de andar

As botoeiras de andar tem placa face em aço inox e botão com acabamento de aço escovado, gravação de setas branco translúcido, com anel iluminado para sinalizar as chamadas registradas. Há opção de Indicador de posição e indicador de Movimento acoplados à botoeira ou independentes.

Há três linhas diferentes disponíveis, e uma delas certamente será mais adequada à estética desejada para o edifício:

  • A Linha Victoria Premier, com display em TFT fundo preto, iluminação colorida e acabamento em vidro;
  • a Linha Victoria Classic, que conta com display em LCD fundo preto, iluminação branca e acabamento em vidro;
  • e, por fim, a Linha Jade Basic, que tem display em LCD fundo preto, iluminação branca e acabamento em vidro.

Cuidados após a modernização de elevadores

Independentemente de o elevador ter passado por um processo de modernização ou não, a manutenção do equipamento precisa estar em dia.

Ter um ou mais dos equipamentos de transporte significa ter a responsabilidade de cuidar da sua manutenção. Tal prática está diretamente relacionada à segurança e à qualidade do trajeto dos passageiros, bem como influencia na durabilidade da máquina. Daí a necessidade de ter uma empresa especializada prestando esses serviços.

A importância de ter um bom fornecedor

Na hora de escolher a assistência autorizada para realizar tanto a modernização de elevadores quanto a manutenção, é importante pesquisar bem. Há muitos fornecedores no mercado, mas poucos possuem bons históricos e operam 24 horas. Lembre-se que problemas não tem hora para acontecer, então é importante ter o serviço sempre à disposição.

A Otis dispõe de acessórios e opcionais estéticos que agregam valor ao empreendimento. Um bom exemplo é o Edifício Corpus I, no Rio de Janeiro, que passou por esse processo.

O Síndico Jean Michel Troianelli, engenheiro de formação, reforçou o papel da empresa: “Na minha carreira como engenheiro, aprendi que é importante ter parceiros de confiança para que todos ficassem satisfeitos — nós, os fornecedores e os frequentadores do edifício.”

Clique no banner para saber mais sobre a modernização de elevadores:

Quer saber mais? Solicite uma avaliação técnica com um de nossos consultores. É só entrar em contato conosco através do telefone 0800 704 8783 e tirar todas as suas dúvidas.

Conte com a Otis para uma modernização de elevador feita com qualidade e segurança, e aproveite todos os benefícios de ter os equipamentos atualizados!

Categorias: Modernização de elevador

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.