Curiosidades

O que é um elevador ecologicamente correto?

O que é um elevador ecologicamente correto?

A sustentabilidade, felizmente, já é pré-requisito para a tomada de decisões da maioria. Na hora de se vestir, de se alimentar, de comprar e de utilizar equipamentos as pessoas estão refletindo cada vez mais sobre os impactos que as suas escolhas geram no meio-ambiente. O elevador ecologicamente correto acompanha as mudanças comportamentais.

As empresas também estão mais conscientes da importância de serem sustentáveis, e não é diferente para o setor da construção civil. Materiais e dispositivos ecologicamente corretos, que garantem eficiência, economia e tecnologia são cada vez mais procurados e priorizados pelo segmento. Dentre eles, os elevadores

Mas, afinal, o que é um elevador ecologicamente correto?

Também chamado de elevador verde, ou elevador ecológico, este produto tem seu funcionamento igual aos elevadores convencionais, diferenciando-se apenas nos componentes aplicados. A Otis trabalha com elevadores sustentáveis, que possuem menor consumo de energia elétrica e máquinas sem lubrificação a óleo. 

A empresa, na verdade, é a criadora desta tecnologia ecologicamente correta: um sistema de cintas de aço revestidas com poliuretano para suspender as cabinas dos elevadores. Desta forma, nem as cintas e nem a máquina precisam de lubrificação, eliminando o uso de óleo, substância que, além de causar danos à saúde, pode gerar impactos negativos irreversíveis ao meio ambiente.

A redução de peças móveis nesta tecnologia sem engrenagem também aumenta a durabilidade do sistema. Sem contar que as cintas de poliuretano duram até 3 vezes mais que o cabo de aço convencional, diminuindo a necessidade constante de gastos com manutenção.

Outra opção que torna o elevador ecologicamente correto é o fato dele possuir acionamento VVVF (velocidade e frequência variáveis), o que possibilita a redução de até 40% no consumo de energia em comparação com máquinas convencionais. Além do mais, os acessórios deste equipamento amigo do meio-ambiente são incorporados ao passadiço do elevador, com uma máquina até 70% menor e 50% mais eficiente. Sem a necessidade de uma casa de máquinas, os construtores têm mais flexibilidade em projetos comerciais ou residenciais. O processo de instalação é mais rápido, seguro, controlado e com o mínimo de interferência na construção. Além disso, não há custos com mão-de-obra e equipamentos que seriam utilizados na casa de máquinas. Ademais, todos os esforços do elevador são transmitidos ao fundo do poço, o que gera menos custos estruturais.

Veja os benefícios de modernizar o elevador do seu condomínio. Baixe nosso e-book!

Estudo de caso

Modernos e sustentáveis, os elevadores ecológicos proporcionam benefícios como segurança, melhoria de performance, eliminação de ruídos, vibrações e viagens mais confortáveis. Talvez por isso eles tenham sido escolhidos para integrar o projeto de uma das sete maravilhas do mundo moderno: o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Como parte de um grande projeto de preservação no início de 2000, a Fundação Roberto Marinho buscou maneiras para melhorar o acesso ao Cristo, enquanto atendia aos rígidos objetivos ambientais. A entidade, que faz parte da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, escolheu a Otis para instalar três elevadores de eficiência energética que transportam, atualmente, mais de 9 mil passageiros por hora no monumento.

Projetos ecologicamente corretos favorecem a imagem, valorizam a construção, aumentam a produtividade, diminuem o risco ao usuário, reduzem o custo operacional e geram novos negócios conscientes. A sustentabilidade, portanto, deve estar presente em todos os andares de uma construção, principalmente na parte que estará constantemente levando as pessoas de um andar ao outro e, inclusive, em uma das sete maravilhas do mundo.

Categorias: Curiosidades

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.