O que são os elevadores sem casa de máquinas?

Nas últimas duas décadas os elevadores sem casa de máquinas ganharam bastante popularidade nos edifícios, especialmente para quem busca otimizar custos. Este tipo de elevador possui características próprias e aqueles que já optaram por ele enxergam na prática os benefícios dessa escolha.

Antes de tudo, é necessário entender o que é o elevador sem casa de máquinas. Nesse modelo de elevador, a máquina é instalada dentro do poço do elevador, apoiada nas guias, e o quadro de comando é embutido ao lado da porta do último pavimento. Eliminando assim a necessidade de construção da casa de máquinas e liberando mais um andar de espaço para os edifícios.

Quando lançado nos Estados Unidos, o elevador sem casa de máquinas veio como uma grande inovação, propondo a mudança nos processos construtivos até então utilizados. E ganhou adeptos rapidamente ao trazer seus benefícios.

Vantagens dos elevadores sem casa de máquinas

Na hora de optar pelo modelo ideal, o que atrai muitos proprietários de edifícios é a promessa de economia, seja economia de energia elétrica ou mesma na ocupação de espaço nobre no topo do edifício, que pode ser utilizada para outros fins, como construção da cobertura, área de lazer ou então mais um andar de apartamentos ou escritórios. Por isso, arquitetos, engenheiros e construtores tendem a preferir os elevadores sem casa de máquinas. 

Por exemplo, a Otis tem em seu portfólio o elevador Gen2, que foi o primeiro a utilizar sistema de cintas de aço revestidas com poliuretano para tracionar a cabina - tecnologia patenteada pela Otis. Tanto as cintas quanto a máquina sem engrenagem com rolamentos selados não necessitam de lubrificação, isentando o uso de óleo.

As cintas de poliuretano são até 20% mais leves e duram até 3 vezes mais que o cabo de aço convencional. São mais silenciosas e flexíveis, além de eliminar o efeito de atrito entre os metais – produzidos pelos cabos de aço convencionais contra as polias. 

A tecnologia inovadora utilizada para reaproveitar e economizar energia elétrica é o drive regenerativo – ReGen™. Estes drives, combinados com uma máquina sem engrenagem (Gen2) possibilitam que a energia desperdiçada em sistemas tradicionais em forma de calor, possam realimentar a rede elétrica interna do edifício, onde pode ser reutilizada por outros elevadores, para a iluminação elétrica, para o ar condicionado, para os computadores e até por outros equipamentos que estiverem conectados à mesma rede elétrica do edifício.

O que antes era desperdício torna-se geração de energia. Este pacote tecnológico pode trazer redução de consumo de energia de até 75% se comparado a equipamentos convencionais, maior durabilidade, além de um transporte mais suave e silencioso. 

Leia mais: Importância do Sistema ReGen para a economia de energia

A Otis possui uma abordagem proativa ao serviço para deixar os clientes tranquilos. A manutenção eficiente, técnicos altamente treinados e uma rede global de peças e reparos extremamente ágil.

Acesse o site da Otis para entrar em contato e conhecer todos os produtos e serviços disponíveis. E continue acompanhando os conteúdos aqui no blog para se manter informado sobre o setor de transporte vertical.