Curiosidades

Podemos instalar um elevador em um prédio que não tenha o equipamento?

Podemos instalar um elevador em um prédio que não tenha o equipamento?

Os benefícios trazidos pela presença de um elevador são diversos, como a comodidade, a locomoção facilitada para pessoas com mobilidade reduzida, a valorização do edifício, entre outros. É recomendável que um empreendimento a partir de dois andares atenda às regras de acessibilidade com a instalação de um elevador. É uma solução vantajosa para atender às necessidades dos moradores e visitantes. Mas, podemos instalar um elevador?

Além da acessibilidade, o elevador também gera conforto e comodidade. Quem chega cansado de um dia agitado e com compras do supermercado para carregar, por exemplo, consegue entender e explicar muito bem as vantagens de se ter um elevador.

Isso sem contar o valor que é agregado à propriedade. A valorização de mercado de um edifício com elevador é superior a um que não o possui. É um investimento que apresenta benefícios a curto e a longo prazo.

Para você entender melhor sobre o assunto, preparamos este conteúdo explicando as possibilidades e qual é a melhor forma de instalar um elevador em edifícios que ainda não possuem o equipamento. Continue a leitura e confira!

A possibilidade

Se o seu prédio não possui elevador e deseja instalar o equipamento, atenção: é preciso avaliar essa possibilidade com muita calma e cuidado. Não é tão simples quanto parece. Toda a instalação de elevadores precisa, por exemplo, de alvarás emitidos pela prefeitura. Para isso, é necessário ter acesso aos documentos da construção, para averiguar informações do projeto original da edificação. Caso não seja possível, um engenheiro civil deve realizar a análise do prédio

Novas construções já são preparadas para suportar os esforços de um ou mais elevadores. Contudo, isso não acontece com edifícios mais antigos onde essa demanda não foi prevista. Para tanto, é preciso estudar as cargas adicionais. Um imóvel antigo pode precisar de reforços estruturais.

Ainda existe também a questão da arquitetura, que não foi projetada pensando na presença de um elevador e, por isso, dificilmente há espaço ocioso disponível para a construção da caixa de corrida e do poço. Nesse caso, ou se for constatado que as cargas adicionais não serão suportadas, a alternativa é instalar o elevador na parte externa do prédio.

Baixe nosso e-book e confira os principais cuidados de uso e dicas de segurança em elevadores!

A instalação

Os elevadores devem ser instalados, de preferência, em estrutura própria, sem esforços aplicados no edifício. Dessa forma, a integridade da estrutura da edificação fica garantida, pois a transmissão de esforços é feita de forma independente. 

Além disso, é preciso mensurar o cálculo de tráfego do edifício, pois ele irá determinar a capacidade e velocidade do equipamento. Outra questão que não pode ser esquecida no projeto são os espaços para futuros trabalhos de manutenção.

O processo não é simples, mas as vantagens já citadas de se ter um prédio com elevador (modernidade, acessibilidade, conforto, comodidade e valorização de mercado) compensam o esforço.

Categorias: Curiosidades

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.