Curiosidades

Por que evitar os elevadores durante um incêndio?

Por que evitar os elevadores durante um incêndio?

“Em caso de incêndio, não utilize o elevador”. Essa frase, fixada nos edifícios, tem uma boa razão para estar ali.

Ainda que um incêndio deixe qualquer pessoa nervosa, alguns cuidados devem ser tomados para que todos consigam sair do local com segurança. Uma das medidas para ajudar nisso é evitar os elevadores durante uma situação como esta. 

A rapidez e a instantaneidade da viagem feita com o elevador pode deixar o indivíduo em uma situação delicada em caso de chamas no local. Mas você sabe os porquês de não utilizar o equipamento nessas situações?

A Otis destaca abaixo alguns motivos para se evitar o uso de elevadores durante um incêndio:

A energia elétrica pode ser cortada

Em um incêndio, uma das primeiras coisas feitas pelo Corpo de Bombeiros é o corte de luz elétrica. O elevador, que funciona através da energia, será desligado com esta ação, e ficará parado na caixa de corrida.

Além disso, a energia elétrica também pode cair por conta própria, devido às altas temperaturas provocadas pelo incêndio. Isso também provocaria a paralisação do equipamento.

Dificuldade para realização do resgate de passageiros de dentro da cabina 

O elevador é um local de difícil acesso para o Corpo de Bombeiros durante um incêndio. Eles enfrentarão a dificuldade do calor, a falta de energia elétrica, e a localização da cabina em meio à fumaça.

Além da energia elétrica cortada, caixa de corrida é outro perigo para elevadores e passageiros em caso de incêndio

A caixa de corrida é o local por onde o elevador realiza o seu percurso. A fumaça do incêndio, composta por substâncias nocivas, como o monóxido de carbono, tende a subir – essas substâncias são mais leves que o ar -, por isso pode subir pela caixa de corrida.

Essa fumaça, extremamente prejudicial à saúde, pode invadir a cabina e afetar os possíveis passageiros que estejam em seu interior, afinal o equipamento possui entradas de ar para ventilação.

Clique no banner e saiba quais são os principais cuidados de segurança ao utilizar elevadores!

O que fazer para sair do edifício

A dica primordial é manter a calma. Para que o socorro seja efetivo, é preciso que se deixe o local pelas escadas, caso seja possível fazê-lo, e com pressa, mas sem correr para que quedas sejam evitadas.

Se o incêndio no prédio for de grandes proporções e impedir a evacuação inferior, não se deve subir para o topo do prédio. Evitar o uso de elevador durante um incêndio no prédio é essencial para a segurança. O elevador é um meio de transporte muito seguro, entretanto, durante emergências, pode dificultar o resgate dos passageiros.

Categorias: Curiosidades

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.