Síndicos

Quais cuidados o síndico deve ter ao administrar um condomínio

Ao assumir a função de síndico, é importante ter em mente que o cargo demanda grandes responsabilidades. Administrar um condomínio é uma tarefa que exige tempo e dedicação, já que inúmeras análises e conversas precisam ser realizadas. 

Para cumprir corretamente com a função de síndico, o profissional deve colocar a segurança e o bem-estar das pessoas em primeiro lugar. Confira a seguir algumas dicas para administrar os condomínios com qualidade: 

Invista em comunicação  

O síndico é o principal agente de comunicação de um condomínio. Ele é o responsável por garantir que as pessoas sejam informadas sobre as novidades gerais, além de intermediar possíveis conflitos entre os condôminos

Em função disso, um bom síndico deve sempre se certificar que o condomínio conta com um canal eficiente de comunicação. Boletins informativos devem ser anexados nas áreas em comum e e-mails podem ser enviados, sempre que necessário. É fundamental também organizar reuniões regulares para que sejam compartilhadas informações. 

Seja paciente e mantenha a serenidade

Boa parte da função do síndico é ouvir as pessoas, então esse profissional precisa ser paciente. Quando existe pouco diálogo e acessibilidade, a tendência é que a relação com os condôminos se desgaste. 

Um erro frequente dos condomínios é escolher um síndico com boas habilidades técnicas, mas pouca vocação para conversar com as pessoas. O ideal é buscar o equilíbrio, escolhendo um profissional que passe serenidade e também tenha condições de gerir as tarefas mais burocráticas. 

Dica: Gestão de elevadores: 4 dicas para prolongar a vida útil dos equipamentos

Fique de olho no controle dos gastos e tenha organização

Uma característica fundamental para qualquer síndico é ser organizado. Administrar um condomínio envolve lidar com uma série de documentos que devem ser guardados corretamente, como notas fiscais, orçamentos e atas de assembleias. 

Nesse cenário, o ideal é sempre manter o hábito de arquivar qualquer papel que receber. Assim ficará mais fácil de encontrar algum documento ou comprovante quando for necessário. 

Outra orientação importante é controlar os setores do condomínio por meio de planilhas. O síndico deve saber quanto está sendo investido no edifício e onde está sendo aplicado o valor pago pelos condôminos. É indicado ainda dividir esse acompanhamento em áreas como segurança, limpeza, manutenção e obras. Dessa forma, o controle fica ainda mais eficiente. 

Baixe nosso e-book e confira os principais cuidados de segurança ao utilizar elevadores!

Zele pela manutenção dos elevadores

Alguns equipamentos são extremamente necessários para a segurança e bem-estar das pessoas, como é o caso do elevador. Quando a manutenção desse meio de transporte não é realizada de forma adequada, acidentes sérios podem acontecer. 

É imprescindível, portanto, que o síndico tenha total controle sobre esse tópico. As manutenções preventivas e corretivas precisam estar em dia. Caso contrário, o síndico estará sendo negligente e, nesse caso, dificilmente a seguradora irá arcar com os prejuízos. 

A dica de ouro é ter um calendário de manutenção para todos os itens do condomínio, incluindo os elevadores. Essa prática garante a segurança de todos e ajuda a planejar as contas. Lembre-se que o custo com a prevenção sempre é menor do que com as emergências.

Dica: 5 dicas para colocar em prática no condomínio em 2021

Quais as obrigações do síndico do condomínio?

Além de tudo o que falamos até agora, mostraremos também quais são o papel e as obrigações do síndico em um condomínio na prática. Não apenas alguém disposto a solucionar problemas e demandas, ele também é a pessoa eleita para representar formalmente todos os moradores, e possui, por isso, algumas obrigações básicas. Veremos a seguir as principais delas.

Promover e divulgar assembleias entre os condôminos

A realização de assembleias com os condôminos é um fator extremamente importante para a administração de um prédio. São nesses momentos que o síndico do condomínio apresentará relatórios de gastos do condomínio, poderá propor votações, reformas e mudanças na estrutura do prédio, decidindo o que deve e o que não deve ser feito.

Além disso, também é de responsabilidade do síndico fazer a divulgação correta das assembleias, garantindo que o maior número de moradores possível possa comparecer.

Representar o condomínio em qualquer circunstância

Em casos de uma audiência judicial ou eventos de interesse dos moradores, esse profissional é a pessoa escolhida para representar o condomínio formalmente. Por isso, entre outras obrigações do síndico, ele deve estar disponível e disposto para comparecer a reuniões, assembleias e audiência que sejam do interesse de todos.

Dica: Otimize infraestrutura e serviços em edifícios para enfrentar o novo normal

Garantir o cumprimento de direitos e deveres

Uma tarefa complexa, mas importante, do síndico do condomínio é trabalhar para que todos os moradores cumpram com suas obrigações no dia a dia. Isso inclui o pagamento de taxas e condomínio, o respeito à Lei do Silêncio e o bom uso das áreas coletivas do prédio, mantendo-as sempre limpas e organizadas. 

Portanto, é papel deste profissional fazer com que os moradores cumpram essas obrigações e, caso alguma delas não sejam realizadas, conversar com o condômino em questão para resolver o problema.

Preservar e proteger as áreas comuns do prédio

As áreas comuns de um condomínio são um local do acesso de todos, mas também requer alguns cuidados e deveres. Uma das obrigações do síndico é fazer com que essas regras sejam cumpridas nos locais compartilhados. Assim, ambientes como piscinas, elevadores, salões de festas e garagens devem ser protegidos pelo síndico do condomínio, que deverá conversar com o morador e se preciso multá-lo no caso de qualquer problema ou desobediência das regras do prédio.

Administrar as despesas e os gastos do condomínio

Por fim, uma parte bem conhecida do trabalho de um síndico diz respeito ao planejamento financeiro do prédio. Neste âmbito, inclui-se o controle do valor do condomínio, o pagamento de funcionários, o valor investido em reformas e melhorias, entre outros. Além disso, esse profissional deve ter a capacidade de criar um planejamento estratégico correspondente àquele condomínio, que seja aprovado por todos os moradores e monitorado constantemente.

Dica: Modernizar elevadores: essencial no mundo moderno

Então, agora que você já sabe mais sobre o papel do síndico no condomínio — além de algumas dicas para melhorar a administração do seu prédio —, basta seguir as recomendações e garantir o sucesso da sua administração. 

Manter a segurança do prédio e dos moradores é uma tarefa muito importante que os síndicos cumprem. Pensando nisso, a Otis criou um material com algumas medidas simples e eficazes que vão ajudá-los a garantir a ordem em seus condomínios. Baixe agora!

Categorias: Síndicos

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.