Curiosidades

Quais os maiores mitos sobre elevadores?

Sendo o principal meio de locomoção dentro de edifícios comerciais ou residenciais, ainda há algumas dúvidas e vários mitos sobre elevadores ainda desperta algumas dúvidas e vários mitos. O que se pode falar a respeito do equipamento é que foi considerado o meio de transporte mais seguro do mundo, à frente, inclusive, do avião.

Despertando curiosidades sobre seus mecanismos, muitos seguem desconfiando da sua segurança e a utilizando de forma inadequada.

Neste artigo, a OTIS abordará quais são os maiores mitos em torno dos elevadores. Confira:

Apertar várias vezes o botão de chamada faz o elevador chegar mais rápido?

Ficar pressionando o botão de chamada várias vezes não faz com que o elevador chegue mais rápido. Lembre-se que é uma máquina, e que o chamado quando feito uma vez é o suficiente e fica registrado. Este hábito é psicológico, quase inevitável quando se tem pressa, mas não funciona, muito pelo contrário – pode danificar o botão antes do tempo esperado. Outra dica importante, aperte apenas o botão de chamada de acordo com seu destino – somente subida ou somente descida. Evite apertar os dois sentidos, pois isso não fará com que o elevador chegue mais rápido.

Se o elevador parar, a cabina ficará sem ar?

Um dos maiores medos de quem tem claustrofobia é este, o elevador parar e a circulação de ar também. Por ser um meio de transporte seguro, o elevador possui ventilação própria, com entradas de ar, que é uma norma obrigatória. Caso a energia falte, o ar ainda circulará normalmente.

O elevador pode abrir suas portas mesmo que não esteja no andar solicitado?

O elevador possui dispositivos de segurança que identificam quando o equipamento parou no andar solicitado. Ainda que o passageiro force a porta para abri-la, se o elevador não estiver no andar, as travas não permitem que haja uma entrada por parte da pessoa.

Caso o elevador pare de funcionar, quem estiver do lado de fora pode fazer o resgate dos passageiros?

É um erro gravíssimo tentar o resgate de passageiros presos no elevador por pessoal não habilitado. Além de ser um risco para quem está dentro da cabina, é um perigo para quem não tem a habilitação necessária. As pessoas que estão presas dentro de um elevador devem acionar os botões de emergência dentro da própria cabina para sinalizar a parada do equipamento e/ou ligar para a empresa responsável pela manutenção dos equipamentos e efetuar um chamado técnico. Geralmente o resgate é tranquilo, já que deve ser realizado somente por funcionários da empresa de manutenção devidamente capacitados ou pelo corpo de bombeiros. O que resta a quem está do lado de fora é conversar com os passageiros presos para que fiquem calmos e aguardem a assistência.

Baixe nosso e-book e veja os principais cuidados e dicas de segurança em elevadores!

A luz do elevador se apagará se a energia acabar?

Assim como a ventilação de ar, a iluminação de emergência dos elevadores esta ligada a uma bateria. Portanto se acabar a energia elétrica no prédio, a iluminação de emergência acenderá automaticamente.

Mitos derivados do mau uso

Regra geral, estes mitos surgem, muitas vezes, em decorrência do uso inadequado dos elevadores, ou da falta de manutenção, necessária para a segurança de todos.

O ideal é que as normas de segurança sejam conhecidas por quem irá utilizar o elevador e por quem é responsável por zelar pela conservação do equipamento. Assim, todos saberão o que pode e o que deve ser feito para que a máquina seja usada da melhor forma, com segurança e qualidade. 

Se você é responsável pela administração do edifício ou condomínio, converse com os condôminos para esclarecer dúvidas sobre o uso dos elevadores. Dessa forma, o equipamento será mais bem cuidado, e todos terão seus deslocamentos mais seguros e tranquilos.

Categorias: Curiosidades

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.