Manutenção de elevadores

Qual a função do síndico na manutenção do elevador?

Responsabilidade do síndico na manutenção do elevador

Além de administrar as contas e zelar pela ordem dos condomínios, é função do síndico cuidar da manutenção da área comum e da segurança do edifício. É de responsabilidade desse cargo, portanto, os cuidados que envolvem o funcionamento e manutenção do elevador. O síndico deve adotar todas medidas possíveis para garantir uma manutenção adequada desse equipamento.

Dar atenção a esse tópico é fundamental não apenas para evitar acidentes, como também para proporcionar bem-estar aos condôminos. Afinal, quando um elevador precisa ser paralisado para algum reparo, a situação costuma gerar transtornos para moradores e trabalhadores do edifício. Em caso de pessoas com mobilidade reduzida, o incômodo é ainda pior, já que a falta do equipamento impacta diretamente na locomoção.

Para evitar esse cenário, o síndico deve contratar uma empresa para manutenção do elevador que seja referência no mercado, visto que os elevadores de segurança possuem sistemas complexos de operação. Confira algumas dicas para realizar uma boa escolha:

  • Fique de olho na frequência das manutenções – É essencial que o serviço de manutenção contratado contemple manutenções periódicas.
  • Confira se o atendimento é 24h – Problemas no elevador podem acontecer a qualquer momento. Ao contratar a empresa de manutenção, confira se ela oferece uma rede de atendimento 24 horas.
  • Opte por empresas com bom estoque de peças – Sempre que alguma peça do elevador precisa ser substituída, o ideal é que essa troca seja realizada no menor tempo possível, evitando grandes períodos de paralisações. Dê preferência para empresas que tenham um bom estoque próprio de peças originais para substituição.

Veja nesse guia completo os principais cuidados e dicas de segurança ao utilizar elevadores!

Guia de segurança em elevadores

Manutenção preventiva e corretiva

Em se tratando de elevadores, existem dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva. A primeira se baseia em vistorias e cuidados que são realizados para evitar desgastes de peças e paradas imprevistas. Uma manutenção preventiva adequada contempla serviços como ajustes de componentes, troca de óleo e limpeza dos equipamentos.

Já a manutenção corretiva de elevadores é realizada quando é necessário reparar algum problema. Sempre que for necessário substituir alguma peça que apresentou defeito, por exemplo, é realizada essa modalidade. Normalmente não é indicado utilizar apenas essa estratégia de manutenção, pois o custo de consertar um sistema danificado é maior do que o da prevenção. Ao escolher uma empresa de manutenção, é importante ficar de olho nesse ponto.

Responsabilidade continua após a escolha da empresa

Depois de contratar uma empresa de manutenção para os elevadores, o trabalho do síndico continua. É responsabilidade dele acompanhar os técnicos, liberando o acesso aos locais necessários para vistorias. O síndico também deve monitorar a realização das atividades, avaliando a qualidade do serviço e comprovando que os reparos necessários estejam sendo realizados.

Categorias: Manutenção de elevadores , Síndicos

Tags: ,

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.