Qual é a melhor forma de utilizar os elevadores?

Para utilizar os elevadores de forma segura e confortável, é indicado seguir sempre algumas orientações básicas de comportamento. Dessa forma, a experiência dos usuários certamente será mais agradável e a segurança será priorizada.  

Vale lembrar ainda que é altamente importante realizar a manutenção mensal para garantir o pleno funcionamento dos elevadores

Confira abaixo algumas regras de segurança elaboradas pela Otis para a utilização correta dos elevadores

Não segure a porta do elevador!

Não é adequado que os demais passageiros que estão dentro do elevador ou nos demais andares aguardem mais tempo que o necessário. 

Não tente entrar em um elevador cheio! 

A capacidade de carga do elevador deve sempre ser respeitada. Se não for possível embarcar, aguarde a próxima viagem. 

Aperte apenas o botão de seu andar de destino! 

No painel de operação da cabina, aperte apenas o botão do seu andar de destino e evite ficar encostado no painel para não acionar outros andares acidentalmente. 

Se estiver de pé próximo ao painel, disponha-se a apertar os botões quando solicitado! 

Para facilitar a acomodação das pessoas ao utilizar os elevadores, fique atento para apertar os botões quando necessário. Você também pode perguntar para qual andar uma pessoa que acaba de entrar no elevador está indo. 

Respeite a ordem de saída e entrada! 

Lembre-se: a prioridade é sempre para quem sai do elevador. Se você está do lado de fora, aguarde a saída de todos para depois entrar. 

Aperte apenas uma vez o botão de chamada! 

Na hora de chamar o elevador, basta apertar uma vez o botão de subida ou descida. Preserve o patrimônio do condomínio. 

Tenha cuidado extra em dias de chuva!

Se o dia for chuvoso, escorra o excesso de água de capas e guarda-chuvas antes de entrar no elevador

Entenda as diferenças entre elevador social e elevador de serviços!

Ao optar por utilizar o elevador social, evite carregar animais de estimação, compras, malas, skates, patins, bolas, bicicletas ou até mesmo vestir trajes de banho. Para essas finalidades, utilize o elevador de serviços. Não esqueça de consultar as normas de utilização de seu condomínio.

Em caso de falta de energia ou defeito, acione o botão emergência! 

Se o elevador parou por falta de energia ou por eventual defeito, mantenha a calma e não tente sair da cabina sozinho. A primeira orientação nesse caso é sempre acionar o botão de emergência e/ou o interfone para solicitar o socorro

Caso haja dificuldade em se comunicar com a portaria, há uma placa com os telefones da Otis afixada no interior da cabina. Entre em contato e solicite o atendimento. Lembre-se que o elevador possui entradas para circulação de ar, portanto, em caso de parada por falta de energia ou defeito não haverá falta de ar na cabina. 

Após comunicar o problema, aguarde com tranquilidade a chegada do técnico da Otis. Se possível, mantenha-se afastado da porta nesse momento. O resgate deve ser feito somente pelo técnico da Otis ou pelo Corpo de Bombeiros.

Continue acompanhando o blog para ficar atualizado com os conteúdos da marca pioneira e líder no setor de transporte vertical!