Manutenção de elevadores

Saiba identificar problemas no elevador do seu condomínio

Você sabe identificar problemas no elevador? Para ter o máximo de desempenho e segurança, esse, que é um dos meios de transporte mais seguros no mundo precisa de manutenções periódicas e de forma preventiva para minimizar as possíveis ocorrências com os equipamentos, e saber identificar problemas no elevador.

Essas manutenções devem ser feitas em todos os componentes do elevador, que precisam ser revistos de tempos em tempos e com máxima atenção, conforme plano de manutenção periódico.

Confira neste artigo como identificar problemas no elevador do seu condomínio:

Viagens com ruídos 

É comum que algum barulho seja ouvido quando o equipamento está sendo utilizado, afinal os rolamentos e o atrito entre as partes podem gerar alguns sons. Porém, quando este ruído torna-se alto demais, é sinal de que algum problema está acontecendo e a equipe de manutenção deve ser acionada para conferir o que está causando o barulho.

Degrau entre elevador e andar

Este desnível comum em edifícios antigos ou que recebem muita carga na cabina representa um risco para os passageiros, principalmente os mais idosos ou com algum tipo de deficiência. A assistência deve ser sempre acionada caso seja notado este “degrau”, para que resolva o problema e evite ocorrências.

Portas desajustadas em sua abertura ou fechamento 

A maior incidência de defeitos está concentrada no sistema de portas, chegando a ser 60% dos chamados realizados pelos clientes, por que estão mais vulneráveis a má utilização. Hábitos como “forçar” a abertura e fechamento das portas pode ocasionar a paralisação dos equipamentos. Além deste aspecto os elevadores que possuem portas batentes tem o sistema de amortecimento hidráulico, que sofrem com a oscilação de temperatura, fazendo com que as portas batam mais fortemente ou não fechem completamente. Assim que observada qualquer anomalia, a assistência deve ser acionada imediatamente.

Baixe nosso e-book e saiba quais são os principais cuidados de segurança em elevadores!

Otis Elevadores

Paradas repentinas dos equipamentos

Existem inúmeros sensores e dispositivos que fazem com que o elevador pare caso haja qualquer problema de segurança. Se isto ocorrer, a assistência técnica deve ser acionada para identificar o problema que motivou a paralisação. Seu funcionamento é restabelecido apenas depois da constatação de que não existe nenhum problema de segurança no equipamento.

Os elevadores mais antigos estão mais suscetíveis a falhas do que os elevadores atuais. Um quadro de comando de elevador de 30 anos atrás tinha algumas dezenas de relés – chaves eletromecânicas em constante atuação – com uma possibilidade de falhas bem maior do que uma placa eletrônica existente nos elevadores novos.

Os problemas mais comuns são a falta de energia elétrica, mau uso do elevador (crianças brincando e/ou pulando ou sobrecarga da cabina) e também a falta de substituição de peças necessárias (como contatos elétricos, roldanas e corrediças), que normalmente são indicadas pela assistência técnica.

Como você viu, todos os problemas que podem ocorrer nos elevadores são totalmente evitáveis quando a manutenção preventiva está em dia aliada ao bom uso dos equipamentos. Este é um hábito que garante a segurança dos passageiros.

Categorias: Manutenção de elevadores

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.