Curiosidades

Saiba qual foi o primeiro elevador instalado pela Otis no Brasil

A Otis é uma das maiores referências globais no mercado de elevadores e motivos não faltam para tal. A história da empresa começa em 1852, quando o americano Elisha Graves Otis inventou o freio de segurança para elevadores. A invenção foi tão revolucionária que, em 1857, a Otis instalou o primeiro elevador de passageiro dentro de um edifício de 5 andares em Nova Iorque.

Esse passo foi fundamental para a construção de edifícios mais altos, transformando a paisagem urbana no mundo todo. No Brasil não foi diferente, com a Otis chegando e realizando grandes mudanças

A Otis foi a responsável pela instalação do primeiro elevador no Brasil, em 1906, no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. O equipamento está em funcionamento até hoje e conserva suas características estéticas originais. O Palácio é a residência oficial do Governador do Estado do Rio de Janeiro.

O projeto foi concebido pelos arquitetos Armando Carlos da Silva Telles e Joseph Gire, que se inspiraram no estilo de Luís XIII. A construção conta com azulejarias, mosaicos e rico mobiliário que conferem ao palácio uma arquitetura requintada e de encantamento.

Desde então, a Otis não parou de inovar. Inicialmente, a empresa atuava no país apenas com componentes importados. Foi só em 1931 que a primeira fábrica foi construída e, 20 anos depois, construiu uma nova fábrica em Santo André, na região do ABC Paulista.

Atualmente, os elevadores da empresa estão presentes em diversos edifícios do Brasil: Torre de TV Digital, em Brasília; no Edifício Copan, em São Paulo; na Cidade Administrativa de Minas Gerais; no Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro. Sem contar os muitos outros pontos de referência nacional como museus e aeroportos, além de shoppings centers referências das maiores cidades brasileiras.

Categorias: Curiosidades

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.