Segurança

Dicas dos profissionais de campo: Os sistemas de segurança de um elevador

dica dos profissionais sobre segurança no elevador

Os elevadores são meios de transporte utilizados diariamente em prédios residenciais, comerciais, shoppings, estações de trem, metrô, entre muitos outros locais. E, por mais que o equipamento já seja tão comum e utilizado no nosso dia a dia, garantir a segurança no elevador é fundamental para que nada inesperado aconteça.

Por isso, nesta edição da coluna com dicas dos profissionais de campo da Otis, falaremos sobre os sistemas de segurança dos elevadores. Continue a leitura e não perca nenhuma informação importante!

Segurança no elevador

Milhares de pessoas frequentam os elevadores diariamente. Na cidade de São Paulo, por exemplo, mais de 25 milhões de pessoas usam esse meio de transporte — número oito vezes maior que o de passageiros de ônibus.

Logo, manter a segurança do elevador em dia é fundamental para garantir uma viagem segura dos seus passageiros. Afinal, mesmo ele sendo considerado o transporte mais seguro do mundo, problemas podem acontecer e um dos motivos pode ser a falta de manutenção

Convidamos o Técnico de Serviços da Otis, Gilberto Bozan, para nos contar sobre a importância do sistema de segurança nos elevadores:

“Contar com um sistema de segurança em dia é essencial para manter a integridade física do usuário e também proteger o técnico de riscos de acidentes durante a realização de todas as tarefas”, pontua o técnico. 

Dica: 5 principais tópicos sobre manutenção dos elevadores 

Sistemas de segurança em elevadores 

Segundo Gilberto, existem alguns itens de segurança fundamentais que devem estar presentes nos elevadores para o caso de qualquer eventualidade. São eles:

  • guarda corpo no topo da cabina; 
  • protetor de polias de tração e regulador de velocidade; 
  • caixa de inspeção no topo da cabina;
  • chave geral blindada;
  • contatos elétricos de portas de pavimentos e cabina; 
  • escada de marinheiro no fundo do poço. 

Além desses itens, o técnico dá outras dicas básicas e simples de segurança que os profissionais de manutenção devem executar a cada tarefa, para que os elevadores mantenham o título de transporte mais seguro do mundo. Confira: 

  • realizar sempre todos os procedimentos de segurança; 
  • fazer sempre APT (Análise Preliminar da Tarefa) no início de cada tarefa; 
  • sempre usar os EPIS, Equipamentos de Proteção Individual; 
  • nunca criar atalhos para a execução das tarefas, cumprimento sempre cada etapa.

Conte com a Otis

O elevador é um meio de transporte seguro, prático e, principalmente, permite a acessibilidade de portadores de deficiência física e locomoção dos idosos. Por isso, se cada um fizer sua parte, as viagens serão ainda mais confortáveis e confiáveis.

Com todas as dicas do técnico em prática e mantendo a manutenção em dia, as chances de algum imprevisto são mínimas.  Conte com uma empresa pioneira no mercado em manutenção na área. 

A Otis entende a importância do funcionamento correto e seguro dos equipamentos de transporte vertical, por isso oferece atendimento 24 horas, sete dias por semana. Nossas equipes estão à disposição para solucionar qualquer problema com agilidade e facilidade.

Conte com a Otis para auxiliar tanto na atualização quanto na conservação dos equipamentos. Aproveite para conferir outros conteúdos aqui no blog, com dicas de manutenção e cuidado com os elevadores.

Categorias: Segurança

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.