Curiosidades

Mulheres e manutenção de elevadores: o poder feminino

Com o passar dos anos, o papel da mulher no mercado de trabalho se fortaleceu. O que começou como uma necessidade de ajudar na renda familiar, hoje, já é algo básico na mente das mulheres. Não ter um trabalho não é mais uma escolha. Desde o colégio, diversos cargos e empresas estão enumerados na lista de objetivos das jovens. Ter um emprego e uma profissão que valorize seu talento e habilidades é o sonho de todos. O fortalecimento da relação entre mulheres e manutenção de elevadores ajuda nessa causa.

Porém, mesmo com a mudança vista nos últimos anos, algumas profissões seguem sob olhares críticos e preconceituosos quando assumidas por mulheres. Ter voz, espaço e responsabilidade são as principais vitórias das mulheres no mercado de trabalho. Porém, é preciso fazer ainda mais. Como podemos mudar essa história?

Abrindo espaço para que as mulheres lutem de igual para igual em cada vaga de emprego, promoção, trabalho e cargo.  A Otis acredita que as melhores ideias vêm de times diversos com pensamentos e pontos de vista diferentes, por isso, empoderamos e inspiramos uns aos outros com conhecimento, autonomia e confiança. Dar oportunidade para que elas sejam profissionais independentes e seguras em suas áreas é o caminho certo para incentivar as futuras gerações. É importante fortalecer a relação entre mulheres e manutenção de elevadores.

É o caso da Cícera Sheila Feitosa, técnica em manutenção de elevadores, de 29 anos. Sua história começou com um sonho e um desejo. “Sempre tive vontade de trabalhar na área técnica principalmente elétrica e mecânica. Então fui buscar um curso técnico. Para isso, tive que largar a família, sair das asas da mãe lá no sertão e vir para o Recife estudar. Muitas vezes, temos que abrir mão de tudo para ir atrás do que queremos”, conta Sheila – como prefere ser chamada.

Sua trajetória como técnica de elevadores começou com o programa de estágio técnico da Otis, o “Rota Escola”, quando uma vaga de estágio surgiu e ela logo agarrou a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho. O programa tem como objetivo ajudar jovens de mais de 18 anos, que estejam cursando elétrica, eletrônica, mecatrônica, mecânica ou automação e áreas correlatas. O programa de estágio visa o desenvolvimento profissional por meio de treinamentos teóricos e práticos sobre elevadores e escadas rolantes. Ao término do programa, os participantes recebem certificado e poderão assumir posições na empresa como Técnico de Serviços. Como foi o caso da Sheila, que passou pelas três etapas do processo seletivo e após 10 meses como estagiária de campo entrou para o time como técnica de elevadores. Atualmente está na empresa há 2 anos. 

Sua profissão consiste em não só ajudar em emergências, mas principalmente manter os elevadores e escadas rolantes prontos e disponíveis para os clientes e usuários, além de conhecer os equipamentos de outras marcas. “O dia a dia como técnica de serviços, que é minha função atual, é bastante intenso. Nós acordamos cedo, vamos para o campo com o cronograma de manutenção já organizado, e muitas vezes nos deslocamos também para atender chamados de substituição de peças, explica ela.  

 “Já percebi muito no olhar das pessoas a indiferença, a desconfiança por não acreditar que eu trabalho nessa área. E também muitos olhares impressionados”, comenta Sheila. E acrescenta, “os olhares não são só dos homens, muitas mulheres ficam de boca aberta quando me veem carregando os instrumentos e fazendo o meu trabalho. E isso na verdade me agrada porque eles ficam bobos que uma mulher possa ter essa função”.

Já trabalhando na função há mais de dois anos, e tendo todo o know how da Otis, ela não se intimida com o espanto de alguns clientes quando se deparam com uma mulher cuidando do elevador. “Eu sabia o que eu estava fazendo e aprendi muito durante meu tempo no curso e no estágio. Após a execução de todo aquele trabalho, a pessoa não sabia nem o que falar para agradecer. As pessoas duvidam da sua capacidade, mas quando você mostra ser capaz, isso traz um retorno positivo muito grande. Foi doloroso largar a minha família, mas hoje eu sou um motivo de grande orgulho para todos e é graças a toda a minha luta e dedicação para hoje ser uma técnica de manutenção de elevadores“.

Além do serviço de manutenção programada, às vezes surgem chamados de emergência, que exigem tempos de resposta imediatos, quando um passageiro, por exemplo, fica preso. Portanto, um dia normal de trabalho de um técnico de manutenção de elevador pode ser cheio de surpresas. 

Baixe nosso e-book e conheça os principais cuidados e dicas de segurança ao utilizar elevadores!

Sheila acrescenta um recado à todas as mulheres que estão lutando por um espaço no mercado de trabalho como ela lutou: “Uma das decisões mais difíceis que temos para fazer como mulher é seguir o caminho que queremos. Isso diz muito do que somos e pretendemos construir futuramente. Largar família, não casar cedo, estudar e trabalhar, são algumas das pedras que achamos no nosso caminho. Mas sempre haverá pedras e elas vêm para nos ensinar o que no momento não conseguimos entender. Mas não podemos jogar fora, pode ter um tesouro escondido ali e precisamos lapidar. Não estou falando da força masculina, porque tenho muitos amigos que me apoiam e me incentivam e acho lindo quando o gênero oposto vem para nos elevar. As mulheres precisam se unir para conquistar o mundo”.

Cícera Sheila Feitosa é Técnica em Manutenção de elevadores da Otis. E através de sua história tivemos um olhar mais profundo sobre o poder feminino na manutenção. Para saber mais sobre a Otis, líder mundial na fabricação, manutenção e modernização de produtos para movimentação de pessoas, incluindo elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes, acesse o nosso blog. Nele você encontra diversos conteúdos sobre a área, além de histórias inspiradoras como essa.

Categorias: Curiosidades , Diversos , Mulheres na Otis

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.