No último ano aumentou a preocupação das pessoas em relação à transmissão de doenças. Essa mudança no comportamento ganhou até nome: “novo normal”. O termo surgiu em 2009, quando o empresário norte-americano usou a expressão para falar sobre as consequências da crise econômica do período.
Seja como for, o “novo normal” faz com que a sociedade como um todo repense seus hábitos. Quando focamos na transmissão de doenças, questões do dia a dia ganham destaque. É o caso da locomoção, como a ampliação dos espaços para pedestres e o incentivo ao uso de bicicletas em trajetos curtos.
Essa mudança de pensamento também vale para os cuidados no elevador. Saiba que esse é o meio de transporte mais utilizado no mundo.
No meio de tantas perguntas, fica a dúvida: como se locomover no novo normal?
A distância nos aproxima
Quando acontecem situações de alerta na área da saúde, como a alta transmissão de determinada doença, a tendência é que as pessoas fiquem mais em casa. Isso aumenta a frequência do uso do elevador, principalmente em edifícios residenciais, pois as pessoas utilizam os equipamentos na hora de descer para pegar entregas e outros itens.
Assim, é preciso criar novas regras de convivência e cuidados no elevador para garantir o distanciamento social:
Se o elevador estiver cheio, espere pelo próximo.
São apenas alguns andares? Utilize as escadas se você puder.
Fale! Se você estiver em um elevador que já está na capacidade máxima respeitando o distanciamento social, peça educadamente que esperem pelo próximo.
Tais hábitos podem causar estranheza no início, mas não se preocupe. O ideal é reforçar as boas práticas sempre que possível, seja através de cartazes nos corredores ou até mesmo dentro do elevador.
Essas instruções visam complementar as diretrizes governamentais.
A Otis incentiva todos os passageiros a seguirem as orientações do Ministério da Saúde e demais órgãos governamentais. Essa é a forma mais simples de garantir a segurança no elevador e em todo o condomínio. Visite saude.gov.br para obter informações atualizadas.
Lembre-se que, se cada um fizer sua parte, todos ficam protegidos. Por isso, é importante:
- Usar máscara facial que cubra do nariz até o queixo;
- Evitar tocar os corrimãos diretamente. Se necessário, proteja as mãos com luvas ou lenços;
- Evitar tocar os botões diretamente. Utilize luvas ou lenços para proteger as mãos;
- Evitar encostar nos painéis da cabina;
- Lavar as mãos imediatamente após cada viagem. Se isso não for possível, leve um frasco de álcool gel 70% para fazer a higienização.
Essas dicas não se restringem apenas aos cuidados no elevador. Sempre que sair na rua, ou até mesmo para ir à administração do prédio, evite encostar nos locais ou pessoas. Quanto mais pessoas colaborarem, mais rápido combateremos a transmissão de doenças.
Como aumentar a segurança no elevador?
Como vimos anteriormente, todos precisam fazer sua parte para garantir a segurança no elevador. Porém, cabe ao síndico pensar em estratégias que vão potencializar esses cuidados. Felizmente, você pode contar com a Otis nessa missão.
A empresa, referência no segmento de elevadores e escadas rolantes em todo o mundo, trouxe soluções que facilitam o dia a dia e o bem-estar das pessoas. É o caso do limitador de usuários na cabina.
A programação do software permite colocar uma capacidade máxima de usuários no interior da cabina a cada viagem entre 15% e 70%. E não é só isso: caso a cabina atinja a lotação máxima programada, o elevador não atende novas chamadas. A reprogramação pode ser feita de forma simples e fácil por um técnico Otis.
Esta não é a única solução da Otis para aumentar os cuidados no elevador. Uma das formas mais simples e eficazes de minimizar a transmissão de doenças é através de um sistema de purificação de ar.
Esse equipamento captura o ar, retém as partículas poluentes e devolve o ar purificado. Isso tudo durante os movimentos do elevador, pois não é necessário interromper seu funcionamento para fazer a purificação.
Por fim, é importante relembrar os passageiros das boas práticas de locomoção no novo normal. Para isso, a Otis lançou o seu kit de sinalização de elevadores. Ele é composto por um adesivo de alta resistência e durabilidade, que pode ser aplicado no painel lateral e no piso da cabina. O adesivo traz informações cruciais sobre os cuidados no elevador, como o uso de máscaras e higienização.
Como aumentar a segurança nas escadas rolantes?
Não é só a segurança no elevador que é discutida no novo normal. Com a verticalização dos espaços, as escadas rolantes também ganharam mais destaque.
Segurança em primeiro lugar
Os usuários sempre devem usar o corrimão ao utilizar a escada rolante.
Lave as mãos após cada viagem e evite tocar seu rosto.
Mantenha 5 degraus de distância entre você e o próximo usuário na escada rolante.
A Otis também desenvolveu um kit de sinalização em escadas rolantes. O produto utiliza pintura nos degraus para reforçar o distanciamento social. Os usuários devem permanecer apenas nos degraus pintados na cor verde, deixando um espaço de cinco degraus vermelhos do próximo passageiro.
A Otis quer reforçar seu compromisso com a saúde e bem-estar das pessoas — especialmente nas épocas mais difíceis. A empresa está à disposição para tirar dúvidas sobre como levar soluções que vão facilitar a locomoção no novo normal.
Visite otis.com para saber mais sobre nossos produtos e serviços.
Categorias: Imprensa
Tags: segurança em elevadores segurança em escadas rolantes,