Mulheres na Otis

Mulheres na Otis: conheça a história da funcionária Tainá Soares

Mulheres na Otis: conheça a história da funcionária Tainá Soares

Entendendo seu papel como uma multinacional presente em vários países ao redor do mundo, a Otis busca dar voz e igualdade de trabalho para todas as pessoas, sem distinção. Uma das iniciativas que, inclusive, mais têm ganhado destaque é a presença da mulher na Otis. A equidade de gênero é uma das principais iniciativas trabalhadas pela nossa empresa.

Seguindo a série de conteúdos criada para dar voz e destaque a algumas de nossas funcionárias espalhadas pelo Brasil, conversamos com a Tainá Soares, que atua como Técnica de Serviços na filial de São José dos Campos – SP.

Ela responde como é trabalhar em uma área onde a presença dos homens permanece predominante, quais são seus principais desafios, entre outras questões. Boa leitura!

Como é trabalhar em uma área dominada por homens?

Tainá Soares atua na Otis há 3 anos e 4 meses. Ela conta como foram os seus primeiros passos na empresa. “Entrei como estagiária no Programa Rota Escola no ano de 2019 e hoje atuo como Técnica de Serviços I, na filial da Otis na cidade de São José dos Campos, em São Paulo”, explica. 

Sobre a sua área de atuação, ela comenta que, mesmo ainda a vendo com predominância de homens nos postos de trabalho, sente, na prática, as políticas de inclusão da Otis funcionando.

“Na área técnica, ainda é predominante a presença de homens. A Otis, no entanto, vem fazendo um trabalho incrível em relação às mulheres em campo. Eu mesma sou uma das líderes do FORWARD, um dos ERG’s Employee Resource Group Grupo de Afinidades pelo qual atuamos em ações de melhorias no dia a dia das nossas profissionais, criando o ambiente mais ético e respeitoso”, destaca.

Dica: Diversidade e inclusão social: dois pilares da Otis

“Todo o apoio que precisamos”

Tainá afirma que na Otis a ética é um absoluto. “A forma como os processos funcionam contribui para que nós, mulheres, encontremos o apoio necessário sempre que precisarmos. Espero que no futuro esse apoio já tenha se estendido o suficiente para termos muitas outras mulheres em todas as áreas da empresa.”

Ela ainda destaca que o número de mulheres vem crescendo de maneira expressiva. “As iniciativas não param somente nos Grupos de Afinidades, existem também outros meios de entrada na Otis, como o próprio programa Rota Escola, no qual eu participei do processo seletivo e tenho muito orgulho”, enfatiza.

“Um espaço cada vez maior”

A funcionária salienta que vê as mulheres conquistando um espaço cada vez maior no mercado de trabalho como um todo.

“Seja na área técnica ou administrativa, estamos caminhando a passos firmes para uma equidade de gênero. É necessário que continuemos sempre nos aperfeiçoando para atender os requisitos demandados pelo mercado de trabalho”.

Sobre o principal desafio na rotina de trabalho, Tainá diz que é ter que lidar com várias coisas ao mesmo tempo. “Atendimento ao cliente, reparos, chamados, manutenções, entre outras questões. Preciso ter sempre uma boa organização diária para atender todas as minhas tarefas”, explica.

Sobre ser possível conciliar a vida pessoal com a profissional, Tainá diz que sim. “Com uma rotina bem definida, tudo é possível. Acordo cedo, vou para academia, passeio com meu cachorro, o Samuca, organizo minha alimentação e estudos. Em seguida, parto para a minha jornada de trabalho. Consigo separar muito bem as atividades”, comenta.  

Conselho para outra mulher

Tainá deixa uma mensagem para todas as mulheres que desejam atuar na mesma área onde ela atua. “É preciso ter muita resiliência e vontade de aprender. Muitas vezes as coisas não saem como o planejado, por isso, temos que ter em mente que, se for o que realmente queremos e nos focarmos nisso, no final dá tudo certo”.

Para finalizar, ela explica o que faz toda a diferença como profissional de campo. “Ter vontade de estar sempre com diferentes pessoas e conhecer as perspectivas de cada uma delas. Em campo, não atuamos só como técnicas, mas com a empatia de ajudar alguém, de conversar com síndicos, zeladores, entre outros”, conclui. 

Clique no banner e acesse o guia da Otis sobre segurança em elevadores:

Banner para baixar o E-book "Segurança em Elevadores"

Conheça as histórias de outras mulheres incríveis

Navegando em nosso blog, você confere outras trajetórias de mulheres na Otis, que conquistaram seu posto com muita dedicação e abrem seu coração para compartilhar suas histórias de vida. Conte com a Otis!

Categorias: Mulheres na Otis

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.