Diversos

Conheça o Rota Escola, o programa de estágio para técnicos em elevador da Otis

Se você quer participar de um programa de estágio com mais de 80% de índice de efetivação na maior companhia do mundo em fabricação e prestação de serviços para produtos que movem pessoas, incluindo elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes, a hora é agora.

É com muito prazer que a Otis anuncia 51 vagas de estágio técnico para o programa Rota Escola. Estão disponíveis oportunidades para estudantes com mais de 18 anos, dos cursos técnicos de elétrica, eletrônica, eletrotécnica, eletroeletrônica, mecatrônica, automação e mecânica. Os interessados podem se inscrever para participar do processo seletivo até o dia 18 de dezembro de 2020, pelo site do CIEE.

As vagas são distribuídas da seguinte forma:

  • 15 vagas para São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Grande ABC e Santos.
  • 18 vagas distribuídas entre Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Niterói. 
  • 10 vagas para as regiões Centro Oeste e Sul (Porto Alegre, Florianópolis, Itajaí, Curitiba, Londrina, Campo Grande, Brasília e Goiânia).
  • 8 vagas para as regiões Norte e Nordeste (Salvador, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Belém e Manaus).

“O Rota Escola é um programa de estágio muito importante na história da Otis Brasil. Nosso objetivo é treinar e desenvolver novos funcionários baseados em nossos valores absolutos: segurança, qualidade, ética e na cultura Otis que valoriza e estimula a imaginação, colaboração, diversidade, entre outros. Todos focados no atendimento aos clientes”, reforça Frank Smith, Diretor Executivo para América Latina.

Durante os dez meses de estágio técnico, os selecionados irão passar por mais de 1200 horas de capacitação teórica e prática. O objetivo é educá-los sobre o funcionamento dos elevadores e outros conteúdos que promovem o desenvolvimento de um profissional para o mercado de trabalho atual.

Depois, os participantes irão passar por uma avaliação para serem contratados como técnicos da empresa. Eles estarão capacitados para trabalhar nos elevadores e escadas rolantes instalados nos clientes. Assim, a Otis reforça o seu compromisso em ter uma força de trabalho treinada, enquanto apoia a aprendizagem permanente e o desenvolvimento profissional de qualidade.

Em 2020, o Rota Escola atingiu mais de 80% de índice de efetivação desses jovens. Para a diretora de Recursos Humanos para América Latina, Cristiane Fiorezzi, “a Otis convida para o Programa Rota Escola gente apaixonada pelo que faz, com atitude e desejo de encantar nossos clientes. Que traga novas ideias, goste de aprender e reconheça valor no trabalho de qualidade”, comenta.

Uma dessas pessoas é Jessica Vidal, que participou do Rota Escola em 2014 e hoje é Técnica de Serviços na Otis. “Tenho muito orgulho de ter participado (do programa), porque foi através dele o meu primeiro contato com elevadores. É uma fase importantíssima para pessoas sem experiência, porque aprendemos toda a rotina de manutenção, procedimentos de segurança e principalmente a adaptação a esse tipo de serviço. É nessa fase que decidimos se temos aptidão para desenvolver a função”, afirma.

A Técnica de Serviços relembra o impacto do Rota Escola na sua vida, pois sem esse programa ela nunca teria pensado em trabalhar com manutenção de elevadores. “O que me motivou foi a oportunidade que a Otis me deu, enquanto mulher, de trabalhar em operações de campo. Na época, foi muito difícil encontrar oportunidades de estágio para mulheres na área de eletrotécnica”, relata.

“Ainda há muito preconceito dos empregadores sobre contratar mulheres para realizar esse tipo de trabalho. Quando percebi que a Otis abraçou a causa pela equidade de gênero, fiquei ainda mais confiante em participar do programa de estágio”, diz Jessica. “Essa área tem muitos desafios, independente do gênero”.

A participação e experiência da profissional refletem um dos principais objetivos desta edição do Rota Escola: aumentar a participação de estudantes mulheres. Tal meta está alinhada com a visão da empresa de promover um ambiente diversificado, com equidade e inclusivo.

Jessica Vidal é um dos exemplos de que o Rota Escola transforma a vida das pessoas, e faz um apelo para as mulheres que estão interessadas em participar do programa: “Vocês devem se candidatar porque todas nós temos o direito de escolher nossas profissões independente do gênero“.

E esse não é o único motivo para fazer sua inscrição, de acordo com a Técnica de Serviços. “O Rota Escola é uma ótima oportunidade de conhecer a área de elevadores. Será um período de muito aprendizado, treinamento, adaptação e identificação com o serviço de manutenção. Elevador é um sistema complexo que exige bastante treinamento e capacitação. Só assim teremos equipamentos, funcionários e usuários em segurança.”

Clique no banner abaixo e veja como garantir a melhor performance do seu equipamento com o Guia Manutenção de Elevadores.

programa de estágio

A Otis assinou recentemente o “Paradigm for Parity” e assumiu o compromisso de alcançar a paridade de gênero e ter 50% de mulheres executivas em todo o mundo até 2030. A Otis também anunciou seu compromisso com a mudança “Our Commitments to Change”, que estabelece ações para garantir que a sua cultura reflita a diversidade das comunidades globais, onde cada pessoa seja bem-vinda, ouvida e sinta-se segura.

“Aqui na Otis, acreditamos que todos têm talento e oportunidade para se desenvolver na carreira que quiser verdadeiramente investir, independentemente de sua origem, raça, gênero, nacionalidade, etc.” afirma Frank Smith. “Estamos comprometidos com a equidade de gêneros e empoderamos nossas mulheres para que cresçam profissionalmente e pessoalmente em todos os ambientes”.

Categorias: Diversos , Imprensa , Mulheres na Otis

Tags: ,

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.