Elevadores

Elevador para hospitais, clínicas e laboratórios: saiba tudo sobre este tipo de equipamento

interior de um elevador

A pandemia de Covid-19 pegou a todos de surpresa e trouxe preocupações em relação à saúde à tona no Brasil e no mundo. Nesse contexto, destacou-se ainda mais a importância do elevador hospitalar, um dos equipamentos que fazem a diferença no dia a dia em um hospital.

Sabemos que a melhor forma de buscar melhorias para a saúde é através do conhecimento. Por isso, neste conteúdo falaremos sobre os elevadores hospitalares, esses equipamentos de transporte vertical que foram úteis ao longo da pandemia e continuam sendo importantes para o funcionamento de um hospital, clínica ou laboratório. Acompanhe!

A importância do elevador hospitalar

Todos os detalhes são importantes para as operações dentro de um hospital, clínica ou laboratório, já que eles podem ser decisivos em situações de emergência.

Por isso, ter uma boa otimização do tempo e facilidade em realizar as operações diárias é essencial para que as equipes possam trabalhar com tudo que é necessário para um bom atendimento. 

Esse é o caso do elevador hospitalar, que faz toda a diferença em uma rotina dentro do hospital. A agilidade que o elevador oferece, assim como a facilidade em transportar pacientes, fazem toda diferença para o cuidado com o paciente. 

Como funciona um elevador hospitalar

Para garantir o funcionamento adequado e seguro dos elevadores nos hospitais, o elevador hospitalar precisa ter 1,20 metro de largura por 2,20 metros de comprimento. Para a abertura da porta, é preciso um vão de 1,10. 

No caso do elevador maca-leito, é necessário uma largura de 1,50 metro, sendo que o vão de entrada com a porta aberta deve ser de 1,20 metro.

Há também recomendações quanto à capacidade do elevador, que no caso dos elevadores de maca ou de maca-leito, precisam suportar até 900 quilos, podendo transportar até 12 passageiros. Contudo, há outros modelos de elevadores hospitalares com capacidades superiores, atingindo até 1.500 quilos, por exemplo.

Por último, a velocidade desses elevadores pode atingir até 7 metros por segundos, ou 420 metros por minuto. Mas a velocidade inicial para esses equipamentos é de 1 metro por segundo, sendo 60 metros por minuto.

Tipos de elevadores

Como pioneira no segmento de elevadores, a Otis possui uma série de máquinas eficientes que conseguem atender a qualquer necessidade do cliente. Veja a seguir alguns tipos de elevadores hospitalares:

Elevador de maca

Esse tipo de elevador é o equipamento utilizado para o transporte de maca, pois suas dimensões atende a esse tipo de demanda. Por isso, é mais frequente ver esse equipamento na área de pronto-socorro. 

Elevador de maca-leito

Por outro lado, o elevador de maca-leito é o equipamento que permite transportar macas e leitos. Esse tipo de elevador possui dimensões maiores, já que os leitos precisam de mais espaço para serem transportados. Por isso, ele é mais comum em áreas como enfermaria e internação. 

Além dos novos equipamentos, também temos disponíveis elevadores acessíveis e os serviços de manutenção e modernização. Continue a leitura para saber mais!

Manutenção de elevadores para hospitais, clínicas e laboratórios

A Otis é pioneira no ramo dos elevadores e também foi a primeira empresa a disponibilizar o serviço de manutenção de elevadores para equipamentos de qualquer marca. 

Isso significa que a rede hospitalar, clínica ou laboratório que utilize outros elevadores que não sejam Otis pode contratar nossos serviços de manutenção! 

Contando com um atendimento centralizado e com a qualidade reconhecida da nossa empresa, a gestão da manutenção fica muito mais fácil e ágil.

Modernização de elevadores para hospitais, clínicas e laboratórios

Assim como a manutenção, o serviço de modernização de elevadores da Otis está disponível para qualquer marca de equipamento. Quem tem elevadores em seu empreendimento e quer mantê-los atualizados, pode contar conosco para realizar essa adequação.

O processo de modernização de elevadores inclui a troca de botoeiras, das portas de puxar por portas corrediças, entre outras mudanças em seus componentes — o que traz muitos benefícios para o empreendimento e para a segurança dos passageiros em suas viagens.

Dicas importantes para o uso do elevador hospitalar

Agora que você já conhece as principais informações sobre os elevadores hospitalares, veja a seguir algumas dicas importantes para o uso desses equipamentos:

Treinamento dos funcionários

É muito importante que os funcionários recebam o treinamento adequado para utilizar os elevadores corretamente, respeitando a sua capacidade, recomendações de higienização, entre outras necessidades. Essa é uma dica importante, especialmente para as equipes que usam os elevadores hospitalares com frequência, como socorristas, médicos e enfermeiros.

Conscientização dos demais colaboradores e usuários

Para os demais colaboradores e usuários, é essencial que os elevadores tenham uma boa sinalização através de avisos e placas, para instruir sobre o bom uso desses equipamentos.

Higienização

Outra dica para o uso de elevadores hospitalares é saber higienizar esse equipamento da forma correta. A higienização deve ser frequente e específica, já que esse é um equipamento que pode ter contato com diferentes formas de contaminação.

Conte com a Otis

A Otis oferece a modernização de elevadores e outros serviços, como o de manutenção. Além disso, somos pioneiros e líderes mundiais na fabricação de elevadores, por isso, você pode contar com a Otis quando o assunto é elevadores.

Nós acreditamos que os elevadores são essenciais para a locomoção da sociedade, e que na área de saúde, como em clínicas, laboratórios e hospitais, essa importância é acentuada. 

Temos 32 filiais no Brasil, ao menos uma em cada capital, e uma área exclusiva para Cliente Corporativo — que tem como objetivo centralizar a comunicação de quem precisa de agilidade nos serviços para elevadores em diferentes regiões do país.

Converse agora com um de nossos atendentes e continue se informando aqui no blog sobre elevadores e transporte vertical.

Categorias: Elevadores

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.