Os elevadores estão entre os meios de transporte mais utilizados no dia a dia. E, justamente por estarem presente na maioria dos lugares, (como condomínios residenciais e comerciais, shoppings, aeroportos, supermercados, entre outros) a segurança envolvendo esses equipamentos é tão necessária.
Assim, modernizados ou não, os elevadores devem operar sempre em atendimento às normas técnicas vigentes, e possuir os itens de segurança adequados para sua operação.
Conheça os principais itens de segurança para elevadores
Para entender mais sobre os itens de segurança para elevadores, a Otis elaborou uma lista com os principais dispositivos solicitados pelas normas técnicas de segurança.
Vale dizer que todos eles atuam em conjunto e são necessários para que o seu equipamento possua o padrão de segurança necessário ao seu pleno funcionamento. Saiba um pouco mais sobre cada um a seguir.
- Interfone: serve para garantir o contato dos usuários com a portaria do edifício em caso de emergência;
- Botões de alarme: permite que, em situação de emergência, o usuário acione o dispositivo de sirenes no topo da cabina, sinalizando a posição do elevador;
- Extintor de incêndio: está entre os itens de segurança para elevadores mais importantes. Deve possuir o tipo adequado para as instalações elétricas, sendo colocado na casa de máquinas, junto à porta de acesso, no máximo a 1 metro de distância.
- Guarda corpo de proteção contra quedas em casa de máquinas: é obrigatória a instalação em casa de máquinas que possuam dois níveis, uma vez que garante a proteção contra quedas;
- Guarda corpo no topo da cabina: é obrigatória a instalação de uma proteção contra quedas no topo da cabina de todos os elevadores;
- Proteção de polia das máquinas e reguladores de velocidade: é obrigatória a instalação em casa de máquinas em partes rotativas do equipamento;
- Luz de emergência na cabina e na casa de máquinas: assim como os botões de alarme, as luzes de emergência são essenciais para permitir a iluminação da cabina até o momento do resgate, bem como para iluminação da casa de máquinas em qualquer eventualidade;
- Escada de acesso ao fundo do poço: é obrigatória e oferece maior proteção no caso de necessidade de acesso ao poço do elevador.
É importante saber também que as normas técnicas de segurança recomendam que todos os elevadores (sejam antigos ou modernos) tenham o mesmo nível de segurança para usuários e técnicos de manutenção.
Então, é importante conversar com a empresa responsável pelos itens de segurança para elevadores e conferir se o condomínio está dentro das exigências.
Clique no banner e acesse o guia da Otis sobre segurança em elevadores:
Além disso, a manutenção preventiva não é a única forma de cuidar da segurança no elevador. No dia a dia do condomínio, existem algumas práticas que vão oferecer mais segurança aos usuários, como:
- Não permitir o acesso de estranhos ou moradores na casa de máquinas ou poço do elevador;
- Não permitir a abertura forçada de portas automáticas. Isso danifica o equipamento e coloca em risco a vida dos usuários;
- No caso de usuários presos no elevador, chamar a empresa responsável pela manutenção dos equipamentos. O resgate de pessoas deve ser feito por técnicos habilitados ou pelo Corpo de Bombeiros.
Por fim, para realizar uma inspeção em seus equipamentos e certificar-se de que todos estão munidos dos itens de segurança para elevadores necessários, entre em contato com a equipe da Otis e garanta a segurança de seus usuários.
Categorias: Diversos