O bom funcionamento dos elevadores passa, necessariamente, pela manutenção preventiva e pela manutenção corretiva. São elas que garantem a segurança dos equipamentos, além de preservar a capacidade plena de operação.
Sabe aquela premissa básica de que o barato pode sair caro? É nela que se baseia a manutenção preventiva de elevadores. Por meio dela, vistorias e cuidados são realizados para evitar desgastes de peças e paradas imprevistas.
Uma manutenção preventiva adequada engloba serviços como ajustes de componentes, troca de óleo e limpeza dos equipamentos. Essas ações reduzem o risco de acidentes e proporcionam maior disponibilidade dos equipamentos.
No momento de contratar uma empresa para realizar as manutenções, portanto, é importante observar esse ponto. O serviço deve contemplar manutenções preventivas completas. A frequência deve ser periódica e é indicado que o técnico revise componentes na casa de máquinas e em todos os andares.
Por outro lado, a manutenção corretiva de elevadores ocorre, como o nome diz, quando é necessário corrigir algum problema. Esse processo visa colocar o equipamento novamente em operação.
Sempre que for necessário trocar alguma peça que apresentou defeito, por exemplo, é realizada a manutenção corretiva. Não é indicado utilizar apenas essa estratégia de manutenção, pois o custo de consertar um sistema danificado costuma ser maior do que a prevenção.
Na hora de escolher a empresa responsável pela manutenção dos elevadores, é essencial optar por uma marca que seja referência em confiabilidade. A manutenção preventiva deve ser a diretriz principal das atividades, mas é importante que a empresa também tenha um bom estoque de peças para eventuais trocas. Não escolha a economia a curto prazo: priorize a qualidade da manutenção e garanta a segurança das pessoas e do sistema de operação.
Otis abrange programa com manutenção preventiva e corretiva
Referência no mercado de elevadores, a Otis conta com um sistema de gestão de manutenção que engloba serviços preventivos e corretivos. Além disso, a marca tem à disposição o Centro de Atendimento ao Cliente (CAC) que funciona 24 horas por dia com atendentes treinados e prontos para responder a qualquer solicitação.
Na área preventiva, a Otis faz a manutenção dos equipamentos de acordo com um plano elaborado com informações locais e sistemáticas. Este plano é verificado constantemente pela equipe e modificado de acordo com as novas informações coletadas.
A Otis garante a qualidade na manutenção, pois utiliza procedimentos padrões globais de qualidade para executá-la. Com o sistema de gestão de manutenção, a empresa coleta variáveis dos elevadores para que a equipe de especialistas possa executar a manutenção adequada e oferecer mais disponibilidade para seu elevador.
Já na área de manutenção corretiva, a Otis tem como diferencial filiais distribuídas em todo o Brasil e um amplo estoque, a marca consegue minimizar o tempo de inatividade com entrega eficiente. A Otis oferece peças de reposição com garantia de origem para substituição imediata em caso de quebra ou desgaste de seus equipamentos, seja em equipamentos Otis ou equipamentos de outras marcas.
Categorias: Manutenção de elevadores