Diversos

Mulheres na Otis: conheça a história de Pamela Vieira

Mulheres na Otis: conheça a história de Pâmela Vieira

Por mais que diversas conquistas em relação à inclusão das mulheres no mercado de trabalho tenham sido alcançadas, é sempre bom lembrar que ainda existe um longo caminho a percorrer

E nesse cenário, a Otis atua como empresa vanguarda na inclusão, desenvolvimento e retenção de mulheres, principalmente em funções que até pouco tempo eram predominantemente “masculinas”. 

A empresa entende não apenas a importância da contribuição de mulheres em cargos operacionais e de liderança, mas também de possuir, como valor inegociável, um ambiente acolhedor e livre de preconceitos para todas as mulheres. 

Neste artigo, vamos conhecer a história de Pamela Vieira, Supervisora de Instalação da Otis, que entrou na empresa em 2009 e já passou por diversos desafios. Hoje ela tem o orgulho de ocupar um cargo extremamente relevante dentro da empresa, além de possuir o carinho, o respeito e a admiração de todos os seus colegas.

Cargos “masculinos”? A forte presença das mulheres dentro da Otis

E para falar um pouco mais sobre a trajetória e a importância das profissionais mulheres dentro da Otis, conversamos com a própria Pamela da Silva Vieira, Supervisora de Instalação da Otis — uma das primeiras mulheres a atuar neste cargo, tendo iniciado sua trajetória na empresa há mais de 8 anos. 

Segundo ela, um dos maiores desafios na época em que começou a trabalhar na área era ocupar um cargo que era visto apenas como masculino.

“Quando entrei, ainda não existiam mulheres no departamento de supervisão de instalações no país. E o mercado ainda não estava preparado para receber mulheres supervisionando uma obra, a montagem de novos equipamentos. E eu ainda iniciei como supervisora, mas sem ser engenheira. Sou parte da minoria que conseguiu entrar por conta da experiência que tinha de mercado”, conta.

De acordo com Pamela, não apenas o fato de ser mulher, mas também de ser mais jovem entre todos de sua equipe, se tornou um desafio a ser superado. 

“Eu era a mais nova, era mulher e era supervisora. Então eu enfrentei preconceito de muitos profissionais que atuavam nas obras. Mas desde o início tive o apoio da equipe de RH da Otis e do meu gestor. Isso foi importantíssimo para que eu seguisse conectada aos resultados, aos desafios e ao meu desenvolvimento como pessoa”, afirma.

Pamela encontrou resistência de alguns colegas no início

Além de todos os obstáculos, Pamela conta também que, no início, teve que enfrentar a resistência de alguns colegas. Com o tempo, foi conquistando seu espaço e o respeito de todos. “Conseguimos superar de forma inteligente e estratégica. Mas isso demandou algum nível de controle emocional e autoconhecimento”, aponta. 

Por fim, ela deixa claro que, para conquistar o respeito que tanto esperava e merecia, não precisou adequar-se ou deixar de lado sua feminilidade. “Muitas mulheres se preocupam com a questão de mudar ou não suas características femininas em um mercado até então com padrões “masculinizados”. Mas consegui mostrar que essas características também trazem resultados financeiros, operacionais e de relacionamento com os clientes. O desafio foi trazer a mulher para dentro do ambiente operacional e financeiro.”

Enfim, além dos resultados positivos de seu trabalho, Pamela conquistou o respeito de todos os colegas, clientes e parceiros da Otis, que hoje entendem a importância de sua presença nessa posição. E agora, vive um novo desafio:

“Recentemente vim para São Paulo e acabei de assumir um cargo de supervisora de serviços em uma filial daqui. São inúmeros outros desafios, uma nova equipe, outra cidade e novas vivências. Mas, para mim, o apoio, o desenvolvimento e a ajuda que a empresa oferece estão sendo muito ricos, tendo a questão da diversidade totalmente fundamentada em seus valores. Eu sou muito grata por ter tido essa oportunidade de entrar há 13 anos, e por ter a oportunidade de crescer na empresa ao longo desses anos, e demonstrar meu potencial e meu talento dentro da Otis”, finaliza.

Otis Elevadores quer alcançar a paridade de gênero até 2030 

Diversidade e inclusão são alguns dos pilares sobre os quais a Otis foi construída. E, por isso, dentre as muitas iniciativas que a empresa propõe para promover mais igualdade no mercado de trabalho, há um foco especial no papel e na importância das mulheres na Otis

E para avançar ainda mais e presenciar a construção de histórias como a da Pamela, a Otis assumiu o compromisso de alcançar a paridade de gênero e garantir que, em escala global, 50% dos executivos sejam mulheres até 2030. 

Isso faz parte dos valores da empresa, e é um compromisso assumido todos os dias — desde o processo seletivo até o apoio oferecido a todas as colaboradoras. 

Atualmente, as mulheres representam mais de um terço das executivas da Otis ao redor do mundo, 40% apenas nos Estados Unidos.

Aqui no nosso blog, você encontra outras histórias inspiradoras de profissionais da empresa, como a Cristiane Fiorezzi, a Adriana Gonsalves, a Jessica Vidal e a Yasmin Pereira dos Santos. Além de conhecer todos os objetivos da Otis na construção de um futuro mais inclusivo

Clique no banner para acessar o Guia do Elevador da Otis:

Para mais conteúdos como este, siga nos acompanhando aqui e nas redes sociais. Estamos sempre produzindo novos conteúdos exclusivos para os nossos leitores.

Categorias: Diversos , Mulheres na Otis

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.