A Otis é um negócio global, com funcionários em aproximadamente 200 países ao redor do mundo. E a diversidade não é apenas geográfica. Em relação à igualdade de gênero, por exemplo, e da colocação de mulheres em postos de trabalho até então vistos como “para homens”, a Otis tem tido relevantes avanços nos últimos anos.
Isso se reflete não apenas em ações e campanhas a favor desse movimento, mas também em resultados reais: valorização de funcionárias e técnicas e cada vez mais mulheres ocupando cargos de liderança dentro de nossa empresa.
E a Otis abre cada vez mais espaço para a atuação de mulheres em cargos até pouco tempo majoritariamente ocupados por homens. É o caso da técnica de serviços Yasmin Pereira dos Santos, que atualmente é uma das poucas mulheres na função de manutenção de elevadores.
A seguir, confira mais sobre a trajetória dessa profissional e algumas ações da Otis em busca da igualdade de gênero e de oportunidades.
De estagiária a técnica de serviços: conheça a história de Yasmin dos Santos
Yasmin dos Santos é, hoje, a única mulher de sua equipe a realizar o serviço de manutenção de elevadores. Após complementar um curso técnico na área, começou como estagiária na empresa e hoje ocupa o cargo de técnica de serviços. E como é de se esperar, seu trabalho é exatamente o mesmo que o dos colegas homens, assim como os resultados colhidos a partir dele.
Prova disso é um elogio recebido por Yasmin pela Sra. Catia Cilene da Silva, síndica de um edifício residencial em São Paulo e cliente da Otis, demonstrando o reconhecimento de outras pessoas pela importância da ocupação de um cargo de técnica de serviços por mulheres.
“Gostaria de registrar a iniciativa e parabenizar a empresa Otis em estar abrindo caminhos às mulheres em cargos até então exercidos pela categoria do gênero masculino”, afirmou a cliente. “Isso é algo extraordinário em um país tão machista como o nosso, onde a mulher ainda é muito discriminada em vários aspectos. É ótimo ter empresas como a Otis que abram esse leque contratando mulheres para o cargo de técnica em manutenção de elevadores”, destaca.
Em seu depoimento, a Sra. Cátia também elogia Yasmin pelo seu desempenho como técnica de serviços. “E o destaque vai para a funcionária Yasmim, que vem desempenhando a vistoria mensal com muito louvor, uma menina que não deixa a sua feminilidade de lado, com muita perfeição e profissionalismo em seu trabalho. Gostaria e quero ver mais mulheres neste planeta exercendo atividades antes só lideradas por homens”, finaliza.
“Tanto homens quanto mulheres conseguem fazer”, diz Yasmin sobre seu trabalho
Para Yasmin, o elogio foi uma surpresa muito agradável. De acordo com ela, o essencial em seu trabalho é sempre buscar fazer o serviço de forma correta, seguindo as normas indicadas e colocando em prática tudo o que aprendeu dentro da Otis. Porém, mesmo com todo seu profissionalismo, ainda existem desafios em seu dia a dia.
“Não é fácil. Você sempre vai escutar comentários. Ainda lido com clientes mais conservadores que perguntam se você sabe fazer aquilo, ou se você tem capacidade. Esse é o meu dia a dia. Falar que isso não acontece seria mentira. Muitas pessoas olham e dizem que é um serviço pesado, mais bruto, então é mais serviço “para homens”. Eu já ouvi esses comentários. E eu respondo que a parte mais difícil é lidar com as pessoas, o restante é a mesma coisa. Tanto homens quanto mulheres conseguem fazer. Não é um serviço que vai exigir mais do que nós mulheres podemos fornecer”, afirma Yasmin.
Conheça as ações da Otis Elevadores em direção à igualdade de gêneros
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação da mulher no mercado de trabalho chega a 49,9%. Esse alto número, no entanto, esconde uma grande desigualdade. A Pesquisa Profissionais da Catho de 2019 mostrou que, mesmo com maior grau de escolaridade, as mulheres ganham menos que homens.
A Otis Elevadores entende a importância desse debate e criou uma série de iniciativas para promover a presença e a liderança feminina dentro da empresa. Para isso, contamos com um quadro de profissionais, mulheres que, todos os dias, reforçam a importância da presença feminina em nosso ambiente corporativo.
Segundo Yasmin, a Otis Elevadores realiza a iniciativa de inclusão de mulheres desde seu processo seletivo. Para isso, divide a oportunidade de vagas entre homens e mulheres de forma igualitária, em todas suas unidades no país. “Acho muito bacana essa iniciativa”, afirma. “Gostei muito da iniciativa de dar oportunidade para as mulheres no campo. E é bom porque se você for mulher, eles dão prioridade para vaga de técnica de elevadores. É um exemplo e um incentivo para as outras. Já encontrei com várias mulheres que, ao me verem fazendo manutenção de elevadores, perguntam como eu iniciei no ramo.”
Mais que carreiras: histórias que inspiram
Dentro da empresa, contamos com grandes exemplos de profissionais que estão no topo da decisão de empresas e inspiram a transformação no mercado de trabalho.
Dentre elas, podemos citar a Diretora de Recursos Humanos da América Latina, Cristiane Fiorezzi. Com mais de 20 anos de atuação na área, ela encontrou na Otis um ambiente diverso e inclusivo, alinhado a uma cultura de acolhimento, crescimento e colaboração em que ela também acredita.
Adriana Gonsalves, que é Gerente de Segurança da América Latina, também não poderia deixar de ser citada pelos seus esforços para garantir os compromissos da empresa com em relação à segurança no trabalho e nos produtos, ética e qualidade.
E o incentivo vem desde o início, para apoiar essas mulheres em suas trajetórias. Como no caso da Jessica Vidal, que começou participando do Rota Escola — programa de estágios da Otis, que oferece bolsas para estudantes — e hoje é Técnica de Serviços.
Semelhante também ao percurso da Cícera Sheila Feitosa — ou apenas Sheila, como prefere ser chamada — Técnica em Manutenção de Elevadores. Ela também começou como estagiária e conquistou seu lugar na empresa.
As histórias das mulheres na Otis são diversas, e com apoio de todos fica mais fácil percorrer esses caminhos.
Otis Elevadores quer alcançar a paridade de gênero até 2030
E para avançar ainda mais e presenciar a construção de histórias como a da Yasmin e de tantas outras, a Otis assumiu o compromisso de alcançar a paridade de gênero e garantir em escala global, em que 50% dos executivos sejam mulheres até 2030.
Atualmente, as mulheres representam mais de um terço de nossas executivas ao redor do mundo, sendo 40% apenas nos Estados Unidos.
Clique no banner para baixar o guia sobre segurança em elevadores:
Esse modo de pensar e agir reflete o compromisso da Otis em oferecer para seus funcionários um ambiente seguro e livre de discriminação.
Para saber mais, confira nosso plano de carreiras e conheça mais sobre a Otis e nossos propósitos. Se quiser mais conteúdos sobre a marca, continue acompanhando nosso blog!
Categorias: Diversos , Mulheres na Otis