Diversos

Acessibilidade: o uso do elevador é um direito de todos

Imagine acordar e descobrir que o mundo está transformado: as ruas estão estreitas demais, os botões de elevadores são indecifráveis, e tudo parece estar fora do seu alcance.

Infelizmente, essa é a realidade de muitos brasileiros. Ainda que sejamos todos iguais perante a lei, cerca de 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência e sofrem com a falta de acessibilidade nos locais públicos e privados.

Consequentemente, essas pessoas não têm acesso a algo considerado intrínseco às nossas vidas: o direito de ir e vir com liberdade, por meio da facilitação e da adoção de medidas facilitadoras aos cidadãos portadores de deficiência. 

Acessibilidade no elevador: conheça os direitos

Antes de tudo, é preciso saber quais são os critérios de acessibilidade no elevador exigidos por lei. Como falamos anteriormente, o IBGE aponta que 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, seja ela visual, motora, auditiva, mental, intelectual ou múltipla. 

Enquanto sociedade, precisamos garantir o direito de locomoção de todos. Por isso, as construções precisam se adequar às normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que também inclui elevadores

A norma NBR NM 313:2007 prevê uma série de regras para os equipamentos, como: 

  • mínimo de 0,8 metro de largura de portas e dimensões mínimas na cabina;
  • altura mínima e posição dos corrimãos
  • espelho no painel de fundo do elevador
  • velocidade diferenciada de abertura e fechamento de portas;
  • posição do painel de botoeira;
  • uso do sistema Braille;
  • uso da sinalização sonora com diferentes tons para indicar subida, descida e paradas; 
  • piso antiderrapante.

A acessibilidade é um direito de todos, e é algo relativamente simples para o condomínio: ações como demarcar vagas de estacionamento, transformar degraus em rampas e instalar piso tátil em degraus, escadas e elevadores, entre outros, já garantem um mínimo de acessibilidade. E, muitas vezes, adaptar é bem mais barato — afinal, a multa é alta para quem desrespeita a legislação de acessibilidade.

Baixe o e-book Manutenção de Elevadores e saiba como obter máxima performance e segurança no elevador do seu condomínio!

Acessibilidade: o uso do elevador é um direito de todos

Saiba como adaptar o seu equipamento

A Otis foi fundada há 165 anos e sempre prezou pela inclusão e acessibilidade através de soluções inteligentes que unem paixão pela ciência com engenharia de precisão. Quando falamos em acessibilidade no elevador, a empresa oferece um pacote de soluções que atendem aos requisitos indicados acima.

Na Otis, o mundo é do cliente: entendemos que a liberdade de escolha é essencial. Por isso, a empresa oferece diversas soluções para os passageiros, criando um sistema que leva a acessibilidade a sério.

Se cada síndico fizer sua parte, juntos transformaremos os espaços em que vivemos em locais acessíveis. Assim, construiremos uma sociedade melhor e mais inclusiva!

Categorias: Diversos , Modernização de elevador

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.