Um novo ano chegou e, com ele, a oportunidade de levar melhorias para o condomínio. E engana-se quem pensa que isso requer grandes transformações como uma obra, por exemplo. É possível melhorar a rotina do edifício sem causar desconforto para os condôminos.
A Otis separou cinco dicas para o condomínio começar o ano com novas ideias:
Uso consciente de água
A primeira sugestão é em relação ao uso da água. Em tempos de economia e sustentabilidade, todos precisamos nos preocupar com os recursos naturais. Ainda mais porque cresce o número de notícias brasileiras sobre a falta de água em determinados estados.
Além de campanhas de conscientização, o síndico pode propor outras formas de captação e reutilização de água. O uso de hidrômetros individuais e inspeções regulares contra vazamento são boas práticas que podem ser adotadas.
Economia de energia
Não é só o consumo de água que precisa ser repensado. Entre as dicas para o condomínio, precisamos reforçar a importância do consumo de energia elétrica. Lâmpadas com sensores de movimento ajudam, mas não são o suficiente.
Boa parte da economia pode vir dos elevadores. Os síndicos podem estudar práticas para que o equipamento gaste apenas o necessário para o seu funcionamento — e os profissionais encontram na Otis uma excelente aliada contra o desperdício.
A empresa tem drives regenerativos, com frequência variável, que possibilitam que a energia descartada em sistemas tradicionais seja reutilizada. Com essa tecnologia, o que antes era desperdício se transformou em geração de energia.
Além disso, a Otis utiliza as lâmpadas LED dentro de seus elevadores. Assim, consome menos energia e reduz de modo significativo o consumo elétrico dos equipamentos.
Atualização do regime interno
O regime interno é o regulamento que traz as “regras” do cotidiano, os procedimentos de segurança e quais são os direitos e deveres dos moradores. É importante reavaliar o documento para entender quais normas já não se aplicam mais e quais novas regras precisam ser votadas.
Clique aqui para baixar o Glossário do Condomínio, um e-book gratuito com os termos mais utilizados no cotidiano de quem administra um condomínio.
Manutenções preventivas
Você sabia que o síndico é o responsável legal pelo o que acontece no edifício? É dever do profissional cuidar da manutenção e segurança da área comum, o que envolve os elevadores. Por isso, uma das dicas para o condomínio mais importantes é prestar atenção nas manutenções preventivas.
O mais recomendado é contratar uma empresa especializada nesse serviço. A Otis é referência no mercado de elevadores e conta com um extenso sistema de gestão de manutenção. Os especialistas da Otis criam um plano elaborado com informações locais e sistemáticas, tornando o trabalho dos técnicos ainda mais exato.
Baixe o e-book a seguir e conheça os diferentes tipos de manutenção de elevadores, os planos mais comuns, além de dicas importantes do que levar em consideração antes de contratar uma empresa.
Acessibilidade
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Isso significa que são grandes as chances de você ter uma PCD – pessoa com deficiência – dentro do seu condomínio.
Logo, o síndico é responsável por garantir que as áreas comuns sejam verdadeiramente acessíveis. As construções, por exemplo, precisam seguir as normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que também inclui elevadores.
Essas são algumas dicas para o condomínio praticar ao longo de 2021. Conte com a Otis para essas e outras mudanças que irão proporcionar conforto e deixar os moradores ainda mais felizes.
Categorias: Diversos , Síndicos
Tags: dicas para o condomínio economia de energia manutenção de elevadores melhorias para o condomínio Otis Elevadores,