Você sabia que em 8 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Urbanismo? Essa data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1949 e é celebrada em mais de 30 países. O objetivo é simples: promover a consciência, a sustentabilidade, a promoção e a integração entre as comunidades e o urbanismo.
Para comemorar esta data, separamos um conteúdo especial sobre o assunto. A seguir, você vai saber mais sobre o que é urbanismo, como ele impacta nosso dia a dia e como a Otis incorpora esse conceito em seus produtos e serviços.
O que é Urbanismo?
Entende-se o urbanismo como uma ciência humana e multidisciplinar, cujo intuito é estudar as relações entre o espaço e a sociedade que nele habita. Ou seja, o urbanismo é a ação de projetar e ordenar cidades.
Essa missão fica mais difícil com o passar dos anos, diante do crescimento da população mundial. Por isso, abordar este assunto não envolve apenas falar das cidades. É preciso levar a discussão para como as pessoas interagem com o espaço em que habitam, e o que pode ser feito para melhorar essa relação.
Como o urbanismo influência na sustentabilidade?
Dentro do universo do urbanismo, é muito importante falarmos de sustentabilidade. Só no Brasil, por exemplo, 60% da população estará na faixa adulta até 2050.
Esse dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforça a importância de discutirmos a mudança na forma de ocupação e exploração das cidades. Sem isso, a demanda por moradias ficará deficiente em poucos anos.
Dessa forma, a verticalização dos espaços urbanos acaba se tornando a opção mais viável — principalmente através dos elevadores. Esse planejamento deve ser feito com muita atenção e cautela, para proporcionar maior segurança e bem-estar para os usuários.
Surge, então, a necessidade de juntar sustentabilidade com urbanismo. A expectativa é minimizar os impactos ambientais causado pela superpopulação e o crescimento acelerado das cidades.
Otis: Um compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar
Como vimos anteriormente, os elevadores são essenciais na verticalização dos espaços. Com o aumento dos prédios para atender às demandas de moradia, é preciso escolher equipamentos ecologicamente corretos.
O grande diferencial desses equipamentos está nos componentes aplicados para promover a sustentabilidade dentro do urbanismo. Na Otis, por exemplo, os equipamentos possuem menor consumo de energia elétrica e máquinas sem lubrificação a óleo. A empresa é pioneira nesta tecnologia, e criou um sistema de cintas de aço revestidas com poliuretano para suspender as cabinas dos elevadores.
Isso elimina a necessidade do óleo, pois nem as cintas e nem a máquina precisam de lubrificação. Além de gerar impactos positivos para o meio ambiente, a Otis preserva a saúde de seus clientes e usuários dos equipamentos.
Um exemplo desse tipo de tecnologia é o caso do Elevador Gen2, que reduz o consumo de energia em até 75% em comparação com sistemas convencionais. Ele foi o primeiro elevador a utilizar esse sistema de cintas de aço, que são até 20% mais leves e três vezes mais duráveis do que os cabos de aço convencionais.
Entre em contato com a Otis e descubra qual desses equipamentos é o mais indicado para o seu edifício. Assim, você promove a sustentabilidade e o Urbanismo, dando mais conforto e segurança para os usuários!
Confira também nosso guia de segurança em elevadores clicando no banner abaixo:
Categorias: Curiosidades
Tags: dia mundial do urbanismo meio ambiente sustentabilidade urbanismo verticalização,