Curiosidades

Dia do arranha-céu: saiba mais sobre essa data

Dia do arranha-céu: saiba mais sobre essa data

No dia 3 de setembro é comemorado o dia do arranha-céu, uma forma simbólica de lembrar a engenhosidade por trás desses edifícios enormes e habitáveis, que possuem mais de 40 andares e alcançam um total de 150 metros de altura.

Portanto, essa é uma ótima ocasião para refletir sobre a importância dessas construções para a sociedade ao longo da história. Veja a seguir a história dos arranha-céus e conheça alguns dos maiores edifícios do mundo! 

A história do arranha-céu

Os primeiros arranha-céus surgiram em 1880, nos Estados Unidos. Na época, a classificação era dada aos prédios que tinham entre 10 a 20 andares. Hoje em dia, a maioria dos arranha-céus possuem mais de 40 andares, sendo que há edifícios com mais de 100 andares. 

Historicamente, o Equitable Life Building, um edifício localizado em Nova Iorque e inaugurado em 1870, foi o primeiro arranha-céu do mundo. Também foi o primeiro prédio comercial a ter elevadores. 

Naquela época, o mercado imobiliário enfrentava um grande dilema que era o crescimento da população e a falta de espaço para a construção de moradias. Eles também perceberam que quanto mais moradias havia em um terreno, maiores eram os lucros. Por isso, a partir do final do século XIX, surgiram diversos edifícios enormes, assim como projetos arquitetônicos que revolucionaram a construção civil.

Atualmente, não há como negar que a verticalização das cidades é uma tendência crescente e que conta com diversos avanços tecnológicos — como elevadores mais rápidos e que alcançam grandes alturas, por exemplo.

A Otis e os arranha-céus

A Otis sempre esteve presente no surgimento dos arranha-céus, assim como a história e evolução dos transportes verticais está intimamente associada à história dessas construções grandiosas.

Afinal de contas, o desenvolvimento de edifícios grandes como esses só foi possível a partir do surgimento do elevador — e a Otis foi a pioneira em desenvolver esse equipamento de transporte, com segurança e sofisticação. 

Dica: Conheça a história do elevador

Veja a seguir alguns dos principais arranha-céus do mundo desenvolvidos em parceria com a Otis e suas características mais marcantes:

Nova Iorque – Empire State

O Empire State Building foi o primeiro edifício a ter 100 andares. Inaugurado em 1931, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, esse projeto foi possível com o fornecimento dos elevadores mais rápidos e avançados da época, que foram desenvolvidos pela Otis. 

Shanghai – Shanghai World Financial Center

O Shanghai World Financial Center é outro arranha-céu do qual a Otis se orgulha de ter participado desde o projeto, inaugurado em 2008 na cidade de Shangai, na China. 

Famoso por suas curvas e pelo enorme trapézio aberto no topo, esse arranha-céu foi um desafio para os engenheiros da Otis. O edifício conta com 101 andares e possui quase 500 metros de altura.

Bogotá – Átrio Torre Norte

Em Bogotá, na Colômbia, o destaque vai para o Átrio Torre Norte, um edifício inaugurado em 2019 que conta com 44 andares e mais de 200 metros de altura. Neste edifício, a Otis auxiliou com projetos de elevadores modernos, velozes, confortáveis e tecnológicos, como o Otis SkyRise, o Gen2 e o ReGen

Sydney – 1 Bligh Street

O 1 Bligh Street, que fica em Sydney, na Austrália, é outro arranha-céu que conta com os elevadores da Otis e que chama a atenção por seu design arquitetônico moderno. O edifício que foi inaugurado em 2011 conta 15 elevadores da Otis, sendo 8 panorâmicos e os demais especialmente desenvolvidos para atender às demandas do distrito financeiro de Sydney.

São Paulo – Edifício Birmann 21

Com 27 andares e 149 metros, o edifício Birmann 21 é um dos mais conhecidos da cidade de São Paulo. Contando com 27 andares e uma altura de 149 metros, ele foi inaugurado em 1998, com elevadores originais Otis Brasil.

Recentemente, 12 elevadores do edifício começaram a passar por um processo de modernização completa da Otis, que inclui cabos, motores, sinalização, botões de chamada, portas e a instalação do Compass™ 360 – o sistema de gerenciamento de destinos exclusivo da marca.

O futuro do arranha-céu

As novas tecnologias no setor de construção civil e no desenvolvimento de transportes verticais têm ajudado a desenvolver projetos cada vez mais ousados e eficientes. O grande desafio para os novos projetos de arranha-céu é harmonizar a arquitetura dos novos edifícios com os ambientes urbanos que já existem.

E para isso, o uso de tecnologias também será um grande aliado nos projetos futuros, assim como os diversos equipamentos de transporte em edifícios que têm surgido.

Viu só quantas curiosidades interessantes sobre essas grandiosidades? A Otis tem orgulho de fazer parte da história dessas construções e de poder comemorar o dia do arranha-céu enquanto trabalha para desenvolver novas tecnologias e entregar equipamentos cada vez mais atuais.

Clique no banner para conhecer as mais recentes inovações tecnológicas da Otis:

Bem-vindo ao amanhã: inovações tecnológicas em um mundo conectado

Aqui no blog da Otis você pode aprender muito mais sobre transporte vertical e também sobre os serviços que oferecemos, como a modernização de elevadores e a manutenção destes equipamentos. Conte com a Otis que é pioneira e líder mundial no segmento de elevadores!

Categorias: Curiosidades , Diversos

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.