Curiosidades

Conheça a história do elevador: 168 anos transformando a vida das pessoas

Conheça a história do elevador: 168 anos transformando a vida das pessoas

Mesmo que você não pense muito sobre isso, todas as coisas que existem ao seu redor possuem uma história. Um início. Quando falamos na história do elevador, esse início data de aproximadamente 1.500 a.C, quando povos antigos utilizavam sistemas de tração, rodas de água e moinhos. Na Roma antiga, elevadores rudimentares estavam em uso desde 336 a.C., sendo que a primeira referência a eles remete a um modelo construído pelo talentoso Arquimedes.

Com a Revolução Industrial, o elevador evoluiu mais uma vez, passando a funcionar a partir da energia a vapor. Em seguida, foi a vez da eletricidade. Após todo esse percurso, este equipamento chegou aos dias de hoje, sendo extremamente valioso e necessário para o nosso dia a dia. Conheça, a seguir, a história do elevador e saiba como a Otis acompanhou todas essas transformações.

Conheça a história do primeiro elevador

Os elevadores modernos, mais ou menos da forma como os conhecemos hoje, foram desenvolvidos apenas a partir do século XIX. Entretanto, mesmo estes primeiros modelos ainda eram arcaicos e rudimentares, evoluindo lentamente de um sistema à vapor para um sistema hidráulico. 

Os primeiros elevadores hidráulicos foram projetados usando a pressão da água como fonte principal de energia, e eram utilizados apenas em fábricas, minas e armazéns, pois o transporte de pessoas ainda era considerado inseguro.

Então, durante uma feira em Nova York, no ano de 1853, Elisha Otis se movimenta verticalmente em uma plataforma, apresentando seu invento: um novo tipo de elevador, contendo freios ocultos de segurança que impediriam que a plataforma caísse. Começava assim a história do elevador.

A partir da novidade trazida por Elisha Otis, o transporte de passageiros passou a se tornar seguro e uma realidade nunca vista antes. Agora, era possível o surgimento das primeiras construções verticais, denominadas arranha-céus

Também em 1853, a Otis, maior empresa de elevadores do mundo, foi fundada. Com a invenção de Elisha Otis, foi aberto o caminho para o surgimento das cidades modernas, transformando a forma como as pessoas vivem.

Dica: Saiba quem foi o criador do primeiro elevador de segurança

A trajetória da Otis como pioneira no setor de elevadores

A história do elevador e a trajetória da Otis se encontram. Desde o início, nossa empresa contou como uma série de iniciativas pioneiras no setor que possibilitaram a melhora do desempenho de nossos equipamentos, enriqueceram a experiência dos passageiros e possibilitaram a revolução da arquitetura. 

Desde então, já passamos por diversos tipos de mudanças:

  • a máquina de tração sem engrenagens superou limites;
  • o elevador de cabina dupla possibilitou um aumento de espaços rentáveis em um edifício;
  • os elevadores automáticos eliminaram a necessidade de um ascensorista;
  • controles computadorizados reduziram o tempo de viagem;
  • cintas de aço revestidas de poliuretano substituíram os cabos de aço convencionais oferecendo o dobro de durabilidade;
  • por fim, a tecnologia de monitoramento remoto é uma das primeiras a utilizar o big data e análises preditivas para um melhor desempenho. 

Ou seja: a história da Otis se funde à história do elevador, ultrapassando e se adaptando a todas as mudanças pelas quais o mercado passou e se adaptou ao longo dos últimos 168 anos. 

Dica: Saiba qual foi o primeiro elevador instalado pela Otis no Brasil

Primeiro elevador no Brasil

Em 1906, a Otis foi responsável pela instalação do primeiro elevador do Brasil, no Palácio das Laranjeiras — residência oficial do governador do Estado — no Rio de Janeiro. O equipamento funciona até hoje e conserva suas características estéticas originais.

O projeto foi concebido pelos arquitetos Armando Carlos da Silva Telles e Joseph Gire, que se inspiraram no estilo de Luís XIII. A construção conta com azulejarias, mosaicos e rico mobiliário que conferem ao palácio uma arquitetura requintada.

Atualmente, contamos com mais de 31 filiais divididas por todo o país, oferecendo uma estrutura de atendimento técnico e comercial em todo o território nacional.

Os elevadores da empresa estão presentes em diversos edifícios famosos do Brasil: Torre de TV Digital, em Brasília; no Edifício Copan e no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo; na Cidade Administrativa de Minas Gerais; no Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro; e em muitas outras construções importantes e tradicionais.

Dica: Elevador Lacerda e os 472 anos de Salvador

Otis Elevadores: 168 anos de história e tradição

Ao longo de todos esses anos, muita coisa mudou. Os elevadores já não são manuseados manualmente, e a segurança e a tecnologia envolvidas nesses equipamentos é extremamente superior à do passado. Elevadores modernos contam com sistemas e equipamentos de segurança de alto padrão de qualidade, bem como acessórios que oferecem mais conforto e comodidade aos usuários. 

Porém, uma coisa não mudou: a qualidade com a qual entregamos nossos produtos, e a certeza de que nossos clientes podem confiar e se sentir seguros dentro de nossos elevadores

Clique no banner e acesse o guia gratuito sobre elevadores:

Banner para baixar o e-book Guia do Elevador

Para saber mais sobre a história do elevador, quais são suas principais tecnologias e o trabalho realizado pela Otis, não deixe de conferir outras publicações do nosso blog. Boa leitura!

Categorias: Curiosidades

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.