Manutenção de elevadores

O elevador está parando fora do andar. O que devo fazer?

Muitos usuários não sabem o que fazer quando enfrentam problemas como o elevador parando fora do andar de destino, e o síndico precisa ter ideia dos procedimentos indicados. Geralmente, esses problemas no elevador são causados por defeitos em sensores, seletores, portas, fechos, etc.

Infelizmente, essa situação é muito comum nos condomínios. Por isso a Otis, maior fabricante de elevadores e escadas rolantes do mundo, separou algumas orientações. Fique atento para saber como proceder em situações como essa.

Ajustes periódicos

Os elevadores precisam de ajustes periódicos para funcionarem bem. As falhas podem ser resolvidas antecipadamente uma vez que as manutenções preventivas sejam realizadas com regularidade, por isso é importante estar atento ao funcionamento dos equipamentos no dia a dia. Além da manutenção preventiva, oriente os funcionários do edifício a relatarem qualquer sinal de desgaste, como barulhos incomuns e pequenos problemas. 

Tem alguém preso no elevador, o que fazer?

Existe uma norma técnica da ABNT que estabelece que o resgate de pessoas só pode ser feito por técnicos habilitados ou pelo Corpo de Bombeiros. Ou seja, caso isso aconteça, o primeiro passo é ligar para a empresa responsável pela manutenção do equipamento. Zeladores, porteiros ou outras pessoas não estão autorizadas a mexer no elevador, então mantenha a calma e aguarde a chegada do técnico responsável.

O síndico ou o zelador podem tranquilizar o passageiro, informando que a ajuda especializada está a caminho. Também é importante orientar o usuário sobre os riscos de tentar sair sozinho, caso o elevador volte a funcionar.

Baixe o guia sobre manutenção de elevadores e garanta o funcionamento correto desses equipamentos.

Conheça os planos de manutenção para elevadores

Na hora de escolher uma empresa, opte por aquelas que possuam boa reputação e confiabilidade no mercado. Outra dica importante é conferir se a empresa possui atendimento 24 horas por dia. Afinal, problemas podem acontecer a qualquer momento.

Lembre-se que, quando o componente precisa ser substituído, essa troca deve ser realizada no menor tempo possível. Logo, é preferível que o síndico dê preferência para empresas com amplo estoque de peças.

Esperamos que essas dicas ajudem a evitar problemas como o elevador parando fora do andar. O síndico deve conhecer as opções disponíveis no mercado para saber qual é a melhor modalidade de contrato. Escolha aquela que se adeque às necessidades específicas do seu edifício.

Categorias: Manutenção de elevadores

Tags: ,

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.