Manutenção de elevadores

Quais peças podem ser substituídas durante a manutenção de elevadores?

Quais peças podem ser substituídas durante a manutenção de elevadores?

Você sabia que o elevador é composto por mais de 5.000 componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos? Essa máquina completa engloba desde chips mais leves que 1g até máquinas de tração que chegam a pesar toneladas, e é considerada o meio de transporte mais seguro do mundo. Por isso, a manutenção de elevadores deve ser executada com profissionalismo e precisão.  

No entanto, não significa que o elevador não precisa de manutenção. Pelo contrário: cuidados constantes são necessários para garantir o seu pleno funcionamento. Por isso as manutenções preventivas são tão importantes, pois incluem ajustes de componentes, troca de óleo e limpeza dos equipamentos. Ou seja, serviços que reduzem o risco de acidentes e proporcionam maior disponibilidade dos equipamentos.  

De modo geral, as peças de elevador que mais precisam de reparos ou trocas são: 

  • Amortecedores e sensor de portas;
  • Correias, roldanas e corrediças;
  • Baterias;
  • Botões de chamada;

É por isso que a manutenção preventiva é importante a curto prazo. O investimento com a manutenção corretiva, que acontece depois que a falha é detectada, é maior. Nesses casos, o ditado “melhor prevenir do que remediar” nunca fez tanto sentido! 

Quando falamos sobre reparos, os valores variam de acordo com a região, complexidade do serviço, tamanho do edifício e o tipo de modalidade do contrato: se é com cobertura de peças ou não. As assistências sem cobertura de peças envolvem apenas a checagem, regulagem, lubrificação e manutenção de elevadores, garantindo que ele está em plenas condições de operar. Nesse caso, as peças precisam ser adquiridas à parte caso a inspeção identifique necessidades de reparo

Já os contratos com cobertura incluem a possibilidade da troca de peças. Ou seja, se os profissionais constatarem algum defeito ou reparo a ser feito, há a cobertura sem nenhum custo adicional. Exceto para peças danificadas por mau uso do equipamento.

Baixe nosso e-book e conheça os principais cuidados e dicas de segurança ao utilizar elevadores!

As peças de elevador são essenciais para a boa performance deste meio de transporte e é muito importante que a empresa contratada trabalhe com peças genuínas – que passam por um rígido controle de qualidade. A Otis tem peças de reposição com garantia de origem para substituição imediata em caso de quebra ou desgaste de seus elevadores, seja em equipamentos Otis ou de outras marcas. 

Caso a assistência contratada não tenha peças disponíveis para troca imediata, o elevador pode ficar parado por dias, interrompendo o fluxo de chegadas e partidas. Isso impacta diretamente no dia a dia do edifício, um verdadeiro pesadelo que pode ser evitado! 

Além disso, a preocupação com peças de reposição de origem garantida ajuda a prolongar a vida útil do elevador, fazendo com que o edifício economize a longo prazo com a manutenção preventiva e de alta qualidade!

Dessa forma, quando um item é substituído por outro que não atenda todos os requisitos técnicos necessários, coloca todo o sistema em risco. As consequências são grandes, pois isso reduz a vida útil de outras peças e pode comprometer o funcionamento do elevador, causando paralisações não previstas.

Portanto, ao contratar uma empresa de manutenção, verifique os serviços incluídos e as modalidades de contratos que melhor se adequem ao seu condomínio.

Categorias: Manutenção de elevadores

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.