Síndicos

Perguntas que todo o síndico precisa saber responder sobre o elevador

Você sabia que o síndico é responsável legal pelo condomínio? Dessa forma, cabe ao administrador ter o conhecimento necessário sobre os principais assuntos relacionados ao edifício. Isso inclui conhecimento para responder perguntas sobre o elevador, parte tão importante do dia a dia dos moradores.

A seguir, você encontra um pequeno guia de como responder as cinco perguntas mais comuns sobre o elevador. Sinta-se à vontade para consultá-lo sempre que necessário:

O condomínio precisa contratar uma empresa de manutenção para elevadores?

Sim. Essa regra é válida para todo elevador em funcionamento. O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA) adverte que os síndicos podem ser penalizados caso haja infração grave das normas de segurança ou uma eventual fatalidade.

Na hora de escolher, opte por empresas que tenham boa reputação e confiabilidade no mercado. Lembre-se de que o plano de manutenção precisa se adequar às necessidades do seu edifício. 

Por que realizar a manutenção preventiva no elevador?

Nenhum equipamento está imune aos desgastes que ocorrem com o tempo, mesmo aqueles de qualidade. Por isso é tão importante realizar a manutenção preventiva periodicamente: assim, garante-se que os componentes estejam em funcionamento e garantem a disponibilidade do equipamento. Durante as visitas, o técnico identifica quais são as peças que precisam de ajustes ou reposição

Quando chamar a manutenção corretiva?

Às vezes, o equipamento pode parar de funcionar — mesmo tomando as devidas precauções para que isso não aconteça. Nesses casos, é preciso chamar a manutenção corretiva o mais rápido possível para consertar o problema.

É nessa hora que se revela a importância do atendimento 24 horas. Sem essa disponibilidade, o equipamento pode ficar fora de operação por mais tempo.

Quais são as obrigações de uma prestadora de serviços em um contrato de manutenção?

Dentre as principais obrigações da mantenedora, podemos citar:

  • Visitas periódicas preventivas para evitar transtornos e reduzir os riscos de acidentes. O técnico precisa fazer a limpeza e lubrificação das peças, bem como ajustes e testes de funcionamento. 
  • Ordem de serviços dos elevadores. Neste documento são registrados a cada atendimento feito todos os serviços realizados, que devem ser descritos para futuras consultas. Assim, os clientes e a empresa de manutenção irão saber o que já foi feito e entender quais são as reais necessidades do equipamento.
  • Relatório de Inspeção Anual (RIA), que pode ser obrigatório de acordo com a legislação municipal. Da mesma forma, cada município cobra um determinado valor pela não emissão do RIA. Um engenheiro responsável e credenciado no Crea deve expedir o documento, garantindo que os equipamento estão de acordo com as condições exigidas pelos órgãos fiscalizadores.

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Perguntas que todo o síndico precisa saber responder sobre o elevador: Guia para síndicos

O que fazer se um passageiro ficar preso no elevador?

O resgate de passageiros só pode ser feito por técnicos habilitados ou pelo Corpo de Bombeiros. Ou seja, o primeiro passo deve ser ligar para a empresa responsável pela manutenção do equipamento.

Lembre-se que o síndico pode responder pelo condomínio, então é muito importante seguir as orientações previstas na norma. Enquanto o técnico não chega, cabe ao síndico ou ao zelador contatar o passageiro e tranquilizá-lo. Em hipótese alguma deve-se mexer no elevador enquanto o técnico não chegar. perguntas sobre o elevador

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