Diversos

Retrofit: entenda como prédios antigos serão transformados em edifícios habitacionais em São Paulo

Retrofit: entenda como prédios antigos serão transformados em edifícios habitacionais em São Paulo

Uma necessidade comum entre as pessoas é ter um lugar onde morar, para que possam viver com o melhor conforto e tranquilidade possíveis. Pensando nisso, a Prefeitura de São Paulo  sancionou, no mês de julho deste ano, o Programa Requalifica Centro (retrofit).

Neste artigo, contamos mais a você sobre como o retrofit vai funcionar, quais seus objetivos, benefícios para a população paulistana e, claro, onde a Otis está inserida dentro disso tudo.

Boa leitura!

O que é o Programa Requalifica Centro?

O projeto de lei aprovado pela Prefeitura de São Paulo é um programa destinado a reformar prédios antigos localizados na área central da metrópole e transformá-los em edifícios habitacionais.

Além das moradias, dentro do retrofit também estão inseridas as reformas dos calçadões, criação de um polo cultural e boêmio, chamado de Triângulo SP, assim como o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Urbana (PIU), entre outras ações. 

Os prédios alvos do retrofit são os edifícios construídos até a data de 23 de setembro de 1992 ou que tenham sido licenciados com base na legislação vigente na época para estas obras – Código de Obras e Edificações, já revogado.

Qual área está dentro da retrofit?

De acordo com a Prefeitura, além das especificações referentes às idades dos prédios, eles precisam estar localizados dentro de um perímetro estimado em até 2,1 km² do centro da cidade. 

Esta área, para melhor ilustrar, corresponde ao norte, pela Rua Mauá, ao leste, pela Avenida do Estado (Rio Tamanduateí), ao sul, pela Rua Tabatinguera, Praça Dr. João Mendes, Viaduto Dona Paulina, Rua Dona Maria Paula e pelo Viaduto Jacareí, fechando, a oeste, pelo Viaduto Nove de Julho, avenidas São Luís e Ipiranga e pela Rua Cásper Líbero.

Quais são os objetivos desta iniciativa?

Ainda conforme a prefeitura da capital paulista, a ideia principal é estimular o uso misto desses imóveis, ou seja, comércio no térreo e habitação nos demais pavimentos, combatendo a ociosidade ainda mais acentuada com a pandemia do coronavírus.

Sendo assim, a lei foi sancionada tanto para auxiliar os cidadãos da área central a terem um lugar mais moderno, seguro e confortável onde morar, bem como ajudar a inseri-los novamente no mercado de trabalho.

Conheça os benefícios desta campanha

Como forma de incentivar o projeto, há uma série de benefícios fiscais envolvidos na ação.

Entre eles, está prevista a remissão dos créditos de IPTU, isenção do IPTU nos primeiros três anos a partir do momento em que for emitido o certificado de conclusão da obra, e a aplicação de alíquotas progressivas para o IPTU pelo prazo de cinco anos.

Confira outras vantagens do programa, segundo divulgado pela própria Prefeitura de São Paulo:  

  • No 6º ano o imóvel atinge a alíquota integral do imposto;
  • Redução para 2% da alíquota de ISS para os serviços relativos à obra de requalificação (engenharia, arquitetura, construção civil, limpeza, manutenção, meio ambiente);
  • Isenção de ITBI aos imóveis objetos de requalificação;
  • Isenção de taxas municipais para instalação e funcionamento por 5 anos.

Otis: modernização de elevadores

Empresa centenária na fabricação de elevadores e escadas rolantes, a Otis tem muito a contribuir com o retrofit que será realizada em São Paulo. Estamos presentes em grandes monumentos e edifícios históricos pelo mundo todo, garantindo conforto e segurança a cada viagem.

O processo de modernização de elevadores acontece de duas etapas, uma tecnológica, quando há atualização dos principais componentes do elevador. Aqui, o objetivo é ter uma performance diferenciada, viagens mais seguras e confortáveis aos usuários, além de economia de energia para o edifício. 

A segunda é a modernização estética, com soluções para renovar o interior da cabina. O design mais moderno e sofisticado harmoniza com a arquitetura do edifício, sendo um cartão de visita e referência. Além disso, é feito um trabalho de acessibilidade, habilitando o equipamento a NBR NM 313. Esta norma trata dos requisitos particulares para a acessibilidade, incluindo pessoas com deficiência (PcD). 

Nossos equipamentos são desenvolvidos como fruto de anos de pesquisas que passam por constantes atualizações, tudo com o objetivo de proporcionar a todas as pessoas uma experiência satisfatória ao utilizar os produtos Otis, afinal, quando você se eleva, nós brilhamos.

Se você quiser saber mais sobre modernização de elevadores, a Otis disponibiliza um guia completo que reúne as principais informações sobre o tema. Acesse aqui!

A Otis tem orgulho de estar presente em diversos importantes prédios históricos do país, como o Palácio das Laranjeiras e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro e no Edifício Copan e no Museu de Língua Portuguesa, em São Paulo.

Sobre a Otis

Fundada em 1853 por Elisha Otis, inventor do elevador de segurança, a empresa Otis permanece atual e moderna, graças ao seu espírito de inovação presente nas tecnologias dos equipamentos produzidos pela marca. 

Movendo cerca de 2 bilhões de pessoas por dia, a Otis conta, atualmente, com cerca de 69 mil funcionários, espalhados por diversos continentes e países, inclusive o Brasil. São 31 filiais no país, divididas entre diversos estados brasileiros.

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do transporte vertical, acompanhe o nosso blog e aprenda muito com os conteúdos exclusivos que preparamos para você.

Categorias: Diversos , Modernização de elevador

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.