A tarefa de gerir um condomínio pode ser comparada a administrar um negócio, uma vez que diversos processos devem ocorrer de maneira eficiente para que o empreendimento funcione em perfeita ordem. Para tanto, é fundamental contar com um síndico focado e assertivo, que seja capaz de manter a ordem e a boa convivência no edifício.
Em um dos maiores condomínios residenciais da América Latina, o edifício COPAN – Companhia Pan Americana, em São Paulo, essa tarefa cabe ao senhor Affonso Celso Prazeres de Oliveira. O prédio que conta com uma ondulação peculiar em seu design foi encomendado em 1951 ao arquiteto Oscar Niemeyer pela prefeitura de São Paulo como marco em comemoração aos 400 anos da cidade, a ser comemorado dois anos depois.
No entanto, a obra não foi encerrada a tempo e após ficar estagnada por um longo período, foi retomada em 1957. Seis anos depois, Sr. Affonso Celso mudou-se para um dos blocos já construídos do edifício e tornou-se responsável por gerenciar esse prédio ícone da maior metrópole brasileira — função que exerce até hoje, com 80 anos.
Ao todo, o Edifício COPAN conta com 1.160 apartamentos divididos em 6 blocos e mais de 5 mil moradores, todos sob responsabilidade do gestor. Mas o Sr. Affonso não atuou sempre como síndico em tempo integral. Na verdade, isso ocorreu cerca de trinta anos após o término das obras, em 1993, quando o condomínio já estava necessitando de melhorias. Assim, percebendo a necessidade de levar modernização e conforto para os condôminos, Affonso Celso aceitou o desafio de elevar o status do prédio em meados da década 1990. Através de palavras simples, ele relata que “o início não foi fácil”, uma vez que os desafios eram grandes: o caixa estava no negativo, existia a possibilidade risco de corte no fornecimento de energia e do abastecimento de água, os elevadores estavam parados, as estruturas estavam precárias e existiam diversos problemas de relacionamento entre os moradores.
No entanto, com a colaboração dos condôminos, bom senso de seu gestor e parceria com empresas de qualidade como a Otis, o edifício COPAN restabeleceu-se como um ambiente de prestígio, com boa infraestrutura e valorização dos imóveis. Em 2004, o empreendimento passou por outra mudança significativa e a Otis, que já era responsável pela manutenção de oito elevadores, foi convidada pelo síndico a realizar, também, a modernização em doze outros equipamentos. “Durante a modernização, foi tudo tranquilo. A relação que temos com a Otis é boa até hoje”, garante Sr. Afonso.
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Para o Sr. Afonso, que é residente e gestor do Edifício COPAN há 56 anos e tem perto de cem pessoas sobre o seu comando e milhares de moradores para atender, as principais qualidades de um bom síndico são “ser útil, ter paciência e bom senso”. O certo é que, independentemente do desafio e do tamanho do prédio a ser gerenciado, uma boa gestão predial está relacionada a um síndico dinâmico, atento às necessidades de seus moradores, com capacidade de tomar decisões e que está atento a saúde financeira de seu condomínio.
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