Em um mundo onde todas as pessoas são diferentes, é fundamental que cada um seja respeitado em sua individualidade. Para isso, promover ambientes em que todos conseguem frequentar se torna um objetivo — e isso inclui a acessibilidade no elevador.
Isso porque, segundo dados divulgados pelo último Censo realizado, 45,6 milhões de pessoas declararam conviver com algum tipo de deficiência, seja ela visual, auditiva, motora ou cognitiva.
No texto abaixo falaremos sobre a modernização dos elevadores visando garantir a todos o direito de ir e vir, além da acessibilidade para técnicos conseguirem realizar o seu trabalho de forma profissional e eficiente. Veja só!
Modernização de elevadores para acessibilidade de todos
Um dos maiores privilégios que a tecnologia trouxe para a atualidade é a possibilidade de construirmos e moldarmos equipamentos da forma que quisermos, incluindo os elevadores.
Nesse sentido, a modernização desse equipamento de transporte é uma medida fundamental para garantir mais segurança e comodidade aos seus passageiros e técnicos. Isso ocorre a partir da implementação de peças atualizadas — e melhora significativamente o desempenho do equipamento.
Logo, utilizar a modernização para proporcionar mais acessibilidade aos equipamentos é, além de um direito dos passageiros, um dever das empresas. Afinal, existem 2 normas técnicas para acessibilidade, sendo elas:
- NBR NM 313: acessibilidade para pessoas, incluindo pessoas com deficiência;
- NBR 16858-1/2: requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores.
Dentre os requisitos de segurança para instalação destes equipamentos, destacamos alguns deles:
- caixa de inspeção;
- chave geral;
- iluminação no fundo do poço;
- protetores de polia;
Requisitos para acessibilidade em elevadores
Agora, falando sobre acessibilidade no elevador, confira a seguir os requisitos indispensáveis:
- Espelho na cabina, para que cadeirantes possam identificar obstáculos ao se deslocarem pelo elevador. Ele garante também a sensação de amplitude no interior do elevador;
- Anúncio de voz, para que deficientes visuais e idosos possam identificar subidas, descidas e paradas nos pavimentos durante o movimento do elevador;
- Dimensionamento da cabina. As portas do elevador devem ter uma largura mínima de 800 mm;
- Botoeiras com acesso ergonômico;
- Botoeiras de cabina com gravação em relevo e em braile;
- Altura e posicionamento dos corrimãos na lateral e no fundo da cabina, garantindo maior conforto e segurança para os passageiros;
- Piso antiderrapante. Piso em borracha ou pedra natural, sem qualquer tipo de polimento;
- Portas automáticas com tempo para abertura e fechamento;
- Sensor de abertura de portas, evitando que as portas sejam fechadas durante o trânsito de pessoas;
- Indicadores de posição de andar.
Leia também: Modernização de elevadores: guia completo
Benefícios de modernizar os elevadores
É fato: modernizar os elevadores proporciona benefícios não só para os seus passageiros, mas também para os técnicos que realizam a manutenção do aparelho e todos aqueles que desfrutam destes equipamentos.
Para não restarem dúvidas de que você deve modernizar os elevadores do seu espaço, separamos as principais vantagens dessa prática.
Confira:
- aumentar o conforto durante as viagens;
- evitar paralisações frequentes por defeitos;
- adequar os equipamentos às normas técnicas atuais;
- incluir tecnologias modernas;
- oferecer mais segurança durante a utilização;
- e muito mais!
Conte com a Otis
Quando o assunto é elevador, a Otis é líder no segmento. Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog para saber mais sobre nosso processo de modernização de elevadores, que reforça a segurança e a acessibilidade do transporte vertical.
Categorias: Modernização de elevador