Curiosidades

Sujeira nos componentes dos elevadores

Sujeira nos componentes dos elevadores

Quando falamos em manutenção de elevadores, geralmente pensamos no ajuste de peças que estão falhando. É claro que esse procedimento é de extrema importância, mas os síndicos precisam lembrar que a limpeza do elevador também é fundamental, principalmente por causa da sujeira nos componentes. 

Não à toa, as normas de manutenção de elevadores orientam sobre necessidade da limpeza do equipamento e a lubrificação de alguns componentes para que sejam realizados regularmente. 

Como a limpeza do elevador influencia no funcionamento do equipamento?

Quem tem acesso ao maquinário do elevador sabe que ele funciona graças a diversos mecanismos móveis e articulações, por isso é tão importante garantir que a manutenção inclua a limpeza do elevador. Em alguns componentes mais sensíveis é comum os equipamentos apresentarem falhas devido ao nível de sujeira encontrado. 

Isso acontece especialmente nas portas de cabina e de pavimento, que têm contato direto com os halls dos edifícios. Logo, acabam acumulando poeira nos trilhos das portas, especialmente devido a obras em apartamentos. O excesso de sujeira pode causar problemas na abertura e fechamento.

Dessa forma, entendemos que a limpeza do elevador é tão importante quanto a lubrificação das peças. Essa prática precisa ser vista como prioridade, não só para o desempenho do equipamento. Afinal, o conforto e qualidade de vida dos usuários também dependem da boa performance dos elevadores.

Como fazer a limpeza do elevador?

A limpeza das partes que tem contato direto com os usuários deve ser realizada pelo Condomínio, como painéis de cabina, espelhos, piso e trilhos. Já a limpeza dos componentes elétricos, poço e demais itens sensíveis do elevador são de responsabilidade da empresa mantenedora, que realiza as atividades de acordo com o plano de manutenção periódico.

Essa limpeza não deve ser feita pelo Condomínio com água, e sim com panos úmidos. Jogar água pela fresta do equipamento é algo que deve ser evitado, pois pode danificar componentes elétricos e cair no poço do elevador. 

Outro ponto de atenção na limpeza do elevador é a casa de máquinas. Apenas o técnico de manutenção pode realizar esta atividade, pois é uma tarefa perigosa e que exige conhecimento específico. O síndico ou o zelador podem acompanhar o técnico durante a prestação de serviços. 

Saiba como garantir o melhor desempenho do seu equipamento com o Guia Manutenção de Elevadores. Clique no banner e saiba mais!

A Otis espera ajudar os síndicos a entenderem a importância da limpeza dos elevadores. Essa tarefa é essencial para garantir o bom desempenho dos equipamentos, e deve acontecer durante as manutenções preventivas. 
A Otis possui planos de manutenção de elevadores que atendem a todas as necessidades do condomínio. Clique aqui para entrar em contato com a Otis, e descubra o que a empresa pode fazer por você.

Categorias: Curiosidades , Manutenção de elevadores

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.