Curiosidades

Uso do elevador social x elevador de serviço: entenda a diferença

Você, que administra algum condomínio, pode passar por problemas na hora de estabelecer regras para o uso do elevador, sem contar que muitas dúvidas devem surgir. Uma delas talvez seja a diferenciação entre o elevador social e o elevador de serviço.

Ainda que muitos locais já possuam essa especificação há um bom tempo, questões podem ser levantadas. O que vale dizer é que as regras devem respeitar a lei vigente e serem bem explicitadas no regulamento interno do local. Há algum tempo atrás a distinção quanto às pessoas que utilizavam os elevadores era comum, e o elevador de serviço era totalmente destinado a quem trabalhava no local. Independentemente de não ter cargas para serem levadas, os funcionários eram proibidos de usar o elevador social.

Hoje, após mudanças nas regras e conscientização de síndicos e residentes de condomínios, muitos lugares optaram pelo uso comum do elevador social, e não somente destiná-lo aos moradores e convidados, mas também aos funcionários do local e, eventualmente, a algum prestador de serviço. Nestes residenciais é comum, por exemplo, que o elevador de serviço seja reservado a ocasiões muito específicas, como para transporte de cargas, mudanças, trânsito de banhistas e de pessoas com animais.

É preciso ressaltar, entretanto, que, independentemente de quem use os elevadores, a manutenção deve ser mantida em dia, para evitar que situações inesperadas que possam acontecer com quem está transitando pelo elevador, seja ele social ou de serviço.

Síndico, para você ficar por dentro de todas as regras, veja abaixo algumas dicas para resolver de vez a questão quanto ao uso dos elevadores em seu condomínio:

Atenção à lei sobre uso do elevador

Muitas cidades possuem regras que especificam o uso de elevadores por moradores e funcionários. Antes de alterar ou criar o regimento interno do condomínio, atente-se ao que diz a Lei Municipal sobre. Se sua cidade possui legislação que fale a respeito, procure adequar-se. Isso evitará problemas e trará mais igualdade quanto ao uso dos elevadores.

Convoque assembleias

As assembleias são reuniões essenciais para a definição de temas e resolução de questões, inclusive, sobre os elevadores. É nesses debates que o regulamento interno do condomínio será criado e alterado. É importante dizer que não apenas moradores devem ser convidados a participar, mas também funcionários ou algum representante destes.

Baixe nosso e-book e conheça os principais cuidados em elevadores!

Não descuide da manutenção

O cuidado com os elevadores deve ser constante. Não apenas a limpeza deve ser observada, mas a manutenção precisa estar sempre em dia. Aqui está uma das grandes responsabilidades do síndico: contratar uma boa empresa, que preste um serviço de qualidade. É um diferencial que a companhia contratada possua assistência 24 horas, afinal em grandes condomínios o trânsito de pessoas é constante. Para avaliar o serviço da empresa que irá realizar a manutenção dos elevadores, pesquise clientes atendidos e procure avaliações do trabalho feito, e somente após este exame minucioso, veja o preço – muitas companhias podem ter um valor abaixo do praticado, mas não atenderem aos requisitos básicos para contratação.

Categorias: Curiosidades

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.