Você consegue imaginar a sua vida sem elevador? Pois é, esses equipamentos já são parte vital do nosso dia a dia, especialmente quando se trata de locomoção, e é muito importante que os síndicos levem à sério a segurança do elevador para garantir o bem-estar de todos.
Neste cenário, é impossível não falar da chave geral do elevador. Este componente protege a instalação elétrica do elevador e permite ativar e desativar o fornecimento de energia. Desta forma, ele precisa atender aos requisitos de segurança e norma para que não ocorram falhas elétricas no equipamento.
No texto a seguir, você encontra mais informações sobre o assunto:
O que é a chave geral do elevador?
A chave geral do elevador é fundamental para o funcionamento do equipamento. Como falamos anteriormente, ela protege a instalação elétrica do elevador, permitindo ativar e desativar o fornecimento de energia elétrica sempre que necessário.
Conheça os principais componentes da chave geral do elevador:
- Dispositivo anti-surto (DPS);
- Sistema de aterramento;
- Chave de força;
- Disjuntor diferencial residual (DR) e disjuntor de luz;
- Tomada do quadro de força;
- Barramento neutro;
- Barramento terra;
- Conector para cabo.
Saiba como assegurar o melhor desempenho do seu equipamento com o Guia sobre Manutenção de Elevadores. Clique no banner e baixe o e-book!
Como deve ser a chave geral ideal?
Existe uma série de normas que visam garantir a segurança dos edifícios e condomínios em relação a chave geral do elevador. Dessa forma, procura-se evitar problemas graves, como curto-circuito que podem causar panes no equipamento e uma série de outras avarias.
Por exemplo: a NR10 exige que os quadros de madeira ou antigos sejam substituídos, pois eles devem possuir pintura eletrostática — ou seja, a chave geral do elevador deve passar por um processo que garante a flexibilidade da peça sem ofender a pintura. Além disso, a norma NBR 5410 exige que as chaves sejam capazes de suportar altas temperaturas.
Dessa forma, os síndicos precisam optar por quadros que prezam pela segurança e qualidade. Assim, o equipamento tem sua vida útil prolongada e não coloca seus passageiros em risco. A chave geral para casa de máquinas da Otis tem durabilidade e precisão no funcionamento, pois elimina o risco de contato de pessoas com partes energizadas. Ele protege a instalação contra sobrecarga ou curto-circuito, e também protege os usuários contra choque elétrico.
A chave geral do elevador da Otis atende às exigências das normas NBR5410, NM207, NBR16092 e NR10. Com fácil aplicação, pode ser instalado em 3 horas e tem até 1 ano de garantia. Ele não utiliza fusíveis e ainda permite o religamento do circuito sem necessidade de substituição de componentes.
Qual é a importância da manutenção preventiva?
No entanto, não basta apenas ter um quadro de força do elevador de qualidade. É preciso fazer uma análise regular para certificar que eles estão operando perfeitamente, dentro das normas vigentes. Ou seja: é necessário fazer a manutenção preventiva.
A Otis, fundada há 165 anos, é líder mundial na fabricação, manutenção e modernização de produtos para movimentação de pessoas, incluindo elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes.
Quer saber mais? Então acesse nosso blog para encontrar informações tão importantes como essa, que irão te ajudar a manter seu elevador funcionando por mais tempo!
Categorias: Curiosidades , Manutenção de elevadores