Modernização de elevador

Iluminação a LED pode otimizar o consumo de energia do seu elevador – saiba como

Iluminação a LED pode otimizar o consumo de energia do seu elevador - saiba como

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil vai registrar um aumento de 2,42% nas contas de luz em 2020. Essa situação é bastante crítica, em especial quando levamos em consideração dados da Agência Internacional de Energia (IEA), que apontam os edifícios como responsáveis por 40% do consumo de energia do mundo. Contudo, o cenário pode melhora se for utilizado iluminação a LED.

Os condomínios precisam traçar planos eficazes para diminuir a conta no fim do mês e está no elevador um fator crucial para essa equação — afinal, tal meio de transporte pode corresponder até 15% da energia total consumida nos edifícios.

Uma das formas mais simples e eficientes de unir tecnologia e durabilidade para otimizar o consumo de energia dos equipamentos é através da iluminação a LED. Para quem não sabe, essa sigla vem do inglês Light Emitting Diode, “diodo transmissor de luz”. Consiste em uma tecnologia de condução de luz a partir de energia elétrica e possui uma série de benefícios, como a economia de energia

No cenário atual, as lâmpadas fluorescentes utilizam reatores eletrônicos para partidas diretas. Esses reatores possuem duas funções: produzir o impulso elétrico que faz com que a lâmpada acenda e manter a corrente elétrica em um nível seguro. Sem ele, a lâmpada explodiria. Com a iluminação a LED, além de consumir menos energia elétrica, não há necessidade de usar os reatores.

Baixe nosso e-book e confira todos os benefícios da modernização de elevadores para o seu edifício!

LED e seus benefícios

Sem dúvidas, a principal vantagem da iluminação a LED é a otimização do consumo de energia do elevador. A Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) afirma que este tipo de iluminação pode reduzir 10% do consumo de energia. 

Apesar do custo do LED ser superior ao da lâmpada normal, é um investimento que compensa: além de gastarem menos, as lâmpadas LED garantem melhor aproveitamento da luz, não esquentam e têm maior vida útil (até 25.000 horas). Elas chegam a consumir 1 décimo da energia gasta por uma incandescente.

Também podemos citar como vantagem da iluminação a LED a ausência de metais pesados, o que a torna mais segura por não possuir elementos tóxicos ao meio ambiente e à saúde humana. Ainda neste critério, as lâmpadas a LED são ecologicamente amigáveis, pois seu ciclo de vida requer menos energia e também por necessitar de menos matéria-prima em todo o seu processo de fabricação, uso e descarte. 

Iluminação a LED é tendência para os elevadores 

A Otis é pioneira no segmento de inovação e sempre atualiza seu catálogo com diversas tendências que permitem a repaginação dos equipamentos de forma eficiente, com o mínimo de interrupções para obras e com alto desempenho.

Entre essas tendências, podemos citar a iluminação a LED, que gera a economia de energia e outros benefícios vistos no tópico anterior. Para otimizar ainda mais esse consumo, há sistemas que trabalham capturando a energia desperdiçada para então devolvê-la como energia limpa ao edifício, resultando em menos necessidade de resfriamento e ajudando o meio ambiente.

Conheça alguns modelos Otis:

Se você leu o texto e quer saber mais sobre a iluminação a LED em seus elevadores, entre em contato conosco. Para mais textos sobre dicas de produtos, equipamentos, segurança do trabalho e inovação tecnológica na área de elevadores, acesse também o nosso portal e redes sociais.

Categorias: Modernização de elevador

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.