Curiosidades

Maracanã: conheça a história do estádio mais famoso do Brasil e como a Otis faz parte dela

Maracanã: conheça a história do estádio mais famoso do Brasil e como a Otis faz parte dela

Templo do futebol brasileiro e mundial, o estádio do Maracanã é um dos patrimônios culturais mais importantes e reconhecidos do Brasil. O local já recebeu incontáveis eventos, sejam esportivos ou musicais, desde a sua inauguração. Ao longo dos anos passou por diversas reformas para melhor atender ao público, evoluir e se modernizar tecnologicamente. 

Neste artigo, contamos a você a história do Maracanã, um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro, e como a Otis fez e ainda faz parte dessa trajetória. Acompanhe.

Inaugurado o maior estádio do mundo

O dia 16 de junho de 1950 ficou marcado para sempre na história do Brasil. Naquela sexta-feira da reta final de outono daquele ano, no Rio de Janeiro, era inaugurado para a Copa do Mundo de 1950 o Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)

Projetado pelos arquitetos Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valderano, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro Feldman, o campo foi construído estrategicamente na área central da capital carioca com o objetivo de facilitar o acesso de todos, fossem moradores ou turistas.

Na época, o estádio suportava uma capacidade de cerca de 200 mil pessoas, sendo considerado o maior do mundo. Com o passar dos anos e a evolução dos protocolos de medidas de segurança, o Maracanã passou por algumas reformas e, consequentemente, a quantidade máxima de público no local teve de ser reduzida, para melhor atender a todos.

Quem foi Mário Filho?

Grande entusiasta do futebol e jornalista brasileiro renomado, Mário Filho foi um dos idealizadores do projeto para o estádio principal da Copa do Mundo de 1950. Nascido em 1908, no estado de Pernambuco, ele migrou para o Rio de Janeiro ainda criança. 

Na capital carioca, ele revolucionaria o jornalismo esportivo, sendo considerado um dos pioneiros da área no país. Criador do periódico Mundo Sportivo, ele ajudou a popularizar o futebol no Brasil, deixando de lado termos elitizados que eram usados na época, como “corner” e “goal”, e falando em uma linguagem que aproximava a população do esporte. Como consequência disso, ganhou o apelido de “criador das multidões”.

O espaço, que inicialmente foi chamado de Estádio Municipal Mendes de Moraes, foi rebatizado com o nome de Mário Filho no ano de 1966, um mês após a morte dele. Ele também escreveu livros cuja fama perdura até os dias de hoje, entre eles: Histórias do Flamengo; O Negro no Futebol Brasileiro; e Viagem em torno de Pelé. 

A origem do nome Maracanã

Como vimos, o Maracanã já foi batizado com dois diferentes nomes e, no início deste ano, um projeto de lei tentou alterá-lo novamente. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) tentou rebatizá-lo de Estádio Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé. Contudo, o governador do estado acabou vetando a ideia e o nome de Mário Filho ainda vai perdurar. 

Porém, longe de ser reconhecido pelo seu nome oficial, o estádio se popularizou e é chamado pela grande maioria das pessoas como Maracanã. Mas qual a origem deste apelido?

Maracanã deriva do idioma nativo tupi-guarani e significa “semelhante a um chocalho”. Isso porque, de acordo com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, antes da construção do estádio, o espaço onde ele seria erguido abrigava uma grande concentração de aves da espécie Maracanã-guaçu, vindas do norte do país e que emitem sons semelhantes ao de um chocalho.

As reformas ao longo da história

Durante seus 71 anos de história, o Maracanã passou por diversas reformas e modernizações. O antigo maior estádio do mundo comporta hoje 78 mil pessoas, número distante das 200 mil de quando foi inaugurado e que bateu o recorde histórico de presentes na final da Copa do Mundo de 1950, com 199.854 pessoas. 

Entre 1999 e 2013 houveram as três principais reformas no local. Juntas, somam um investimento total de R$1,7 bilhão. As duas primeiras foram em 1999, para o Mundial de Clubes do ano seguinte, e em 2007, para os Jogos Pan-Americanos.  

A terceira e mais recente foi finalizada em 2013. Ela ocorreu devido a grande maratona de grandes eventos que o Maracanã recebeu, como foi o caso da Copa das Confederações daquele ano, Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.

A Otis faz parte dessa história

Para a reforma que se encerrou em 2013, a Otis assinou um contrato com a então gestão do Maracanã – que hoje é feita pelos clubes de futebol Flamengo e Fluminense – para a instalação de 21 modernos equipamentos no local, incluindo 15 elevadores Otis Gen2 com eficiência energética e seis escadas rolantes, todas com drives regenerativos de energia elétrica ReGen.

Além disso, a empresa também fornece o suporte técnico durante qualquer evento a ser realizado no local, com um profissional de prontidão para monitorar os equipamentos e solucionar quaisquer problemas o mais rápido possível. A manutenção dos mesmos também é feita regularmente, de acordo com as normas de segurança de cada um.

Os equipamentos da Otis abrangem as áreas VIP do Maracanã e ajudam a levar as pessoas em segurança até os camarotes, cabines de imprensa, museu do estádio e ao Maracanãzinho, ginásio utilizado para a prática de outros esportes, como o vôlei e basquete. 

A Otis sente orgulho em estampar sua marca nos equipamentos de qualidade instalados no estádio do Maracanã e contribuir para, diariamente, proporcionar conforto, segurança e acessibilidade durante a locomoção das inúmeras pessoas que visitam um dos monumentos mais populares do Brasil.

Sobre a Otis Elevadores

A Otis dá às pessoas a liberdade para se conectarem e prosperarem em um mundo mais vertical, rápido e inteligente. Nossa empresa movimenta 2 bilhões de pessoas por dia e mantém aproximadamente 2,1 milhões de unidades de clientes em todo o mundo – o maior portfólio de serviços do setor. 

Clique no banner e acesse o guia completo sobre modernização de elevadores:

Estamos presentes nos empreendimentos mais icônicos do mundo, bem como em edifícios residenciais e comerciais, estações de transporte de passageiros e em todos os lugares onde as pessoas estão em movimento. 

Com sede em Connecticut, EUA, a Otis tem 69.000 funcionários, incluindo 40.000 profissionais de campo, todos comprometidos em atender às diversas necessidades de nossos clientes e usuários em mais de 200 países e territórios. Para saber mais, visite www.otis.com e siga-nos LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter.

Categorias: Curiosidades , Diversos

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.