Os elevadores panorâmicos têm a mesma funcionalidade que os elevadores não panorâmicos, com a vantagem de proporcionar ao passageiro a visualização panorâmica do local através de suas paredes de vidro.
Este tipo de equipamento tem design mais sofisticado, diferenciando o projeto arquitetônico, e ainda conta com a luminosidade extra que recebe do ambiente.
Os elevadores panorâmicos são feitos de aço, como os demais elevadores. A diferença, entretanto, está na cabina, que não é fabricada inteiramente do material – o aço é apenas o “esqueleto”, e as paredes da cabina podem ser feitas com vidro de alta resistência.
Quais são os tipos de elevadores panorâmicos
Os elevadores panorâmicos possuem diversos modelos que se adaptam dependendo do local onde serão instalados.
Existem os elevadores panorâmicos ao tempo ou enclausurados e normalmente são instalados em empreendimentos comerciais como shoppings e hotéis.
Os tipos de cabina também podem ser divididos nas categorias elevador semi panorâmico, com um ou dois lados em vidro, ou elevador panorâmico de três lados, com três faces construídas em vidro.
Quais as suas vantagens de elevadores panorâmicos
Ter um equipamento assim instalado no empreendimento permite ao usuário viver uma experiência diferenciada, agregando valor ao local e tornando o projeto arquitetônico mais atrativo.
Veja os principais cuidados e dicas de segurança que se precisa tomar ao utilizar elevadores!
Curiosidades
A Otis instalou um elevador panorâmico no Empire State Building, em Nova York. A empresa, inclusive, está presente no edifício desde a sua inauguração, em 1931, quando instalou no local os elevadores mais rápidos e seguros do mundo.
O elevador panorâmico Gen2 com chão de vidro, modelo produzido pela Otis, leva os passageiros do Empire State do 86º andar ao 102º andar, com altímetro incluído, que informa aos passageiros em qual altura eles estão, proporcionando uma experiência única.
Cuidados com a manutenção
Ainda que seja um equipamento diferenciado, o elevador panorâmico precisa ter seu plano de manutenção seguido à risca, e todas as revisões preventivas devem ser feitas periodicamente.
Categorias: Curiosidades