Curiosidades

Saiba quais são os cuidados ao transportar cargas no elevador

O elevador é um meio de transporte vertical usado em todo o mundo. Além de pessoas, ele é usado também para transportar cargas. A história do elevador de carga remonta aos egípcios, há alguns séculos antes de Cristo, que possuíam um mecanismo movido por tração humana e animal para realizar a elevação

O elevador de cargas é determinado a partir do tipo de edifício que receberá o equipamento. Elevadores de carga industriais utilizados em fábricas, por exemplo, suportam cargas maiores, tendo uma capacidade superior a uma tonelada. 

Sendo um transporte extremamente seguro, tanto para pessoas quanto para cargas, o elevador exige que suas especificações sejam respeitadas, e a sua manutenção esteja sempre em dia para evitar acidentes e transtornos.

Regra geral, todos os elevadores possuem avisos informando sobre a capacidade de carga. Esse aviso no interior da cabina é demonstrado, também, de um modo ilustrativo, como quantas pessoas são suportadas para que o trajeto ocorra sem problemas. A quantidade de quilos, ou toneladas, portanto, deve ser sempre respeitada. 

Assim, a preservação do equipamento é feita pela manutenção periódica e pelo cuidado em não exceder a capacidade suportada. Veja alguns cuidados importantes a se tormar na hora de transportar cargas no elevador.

Atenção com sobrepeso de carga

O sobrepeso aplicado no elevador talvez seja o maior erro cometido. A margem de segurança é facilmente atingida e até ultrapassada em muitos lugares. Além de indústrias que utilizam o equipamento específico para transportar cargas, este tipo de elevador também é muito usado em negócios em geral, como supermercados, aeroportos, centros de distribuição, shoppings, e empreendimentos que possuem mais de um pavimento e necessite de locomoção de cargas.

As especificações, entretanto, devem ser sempre lembradas à pessoa responsável pelo cuidado e conservação do elevador. Essas regras devem ser repassadas a todos que irão utilizar o equipamento para o transporte de cargas. Ao observar o limite de peso, desgastes precoces de peças e desnivelamentos são evitados. 

Cuidados com conservação

Por ser um equipamento que ficará em contato direto com produtos diversos, a depender do segmento do negócio, é importante atentar para o cuidado com a cabina. Se houver a possibilidade, revista-a com materiais que impossibilitem a avaria do elevador, como protetor acolchoado e tapetes. O revestimento aumentará a vida útil da parte interna do equipamento. 

Além do revestimento, a cabina deve ser mantida com a higiene em dia. Alguns empreendimentos, especialmente fabris, podem trabalhar com produtos como tintas e graxas. Com o passar do tempo, o elevador, sem a limpeza necessária, poderá sofrer os efeitos do descuido, e a cabina pode ser deteriorada.

Além de revestir o interior do elevador, o ideal, quando possível, é embalar a carga, para que não estrague a cabina com arranhões ou vazamento de produtos.

Baixe nosso e-book e veja os principais cuidados e dicas de segurança ao utilizar elevadores!

cuidados ao transportar cargas no elevador

Ações preventivas

Como era esperado, o transporte de cargas no elevador específico para esta finalidade precisa de cuidados e responsabilidade. Respeito pela especificação de peso máximo suportado pelo equipamento e atenção à cabina são regras que devem ser seguidas. 

Vale ressaltar que o controle do peso das cargas deve ser rígido para que o limite de quilos não seja ultrapassado. É preciso, também, mostrar aos colaboradores que essa regra deve ser seguida, apresentando os perigos que o excesso de peso representa.

Com estas precauções tomadas, fora a manutenção que deve sempre estar em dia, o elevador de cargas terá vida útil longa, e não causará dores de cabeça.

Categorias: Curiosidades

Cadastre-se para receber as novidades!


Não usaremos seus dados para fazer SPAM.